sexta-feira, 2 de agosto de 2013

JUSSARA MARQUEZ: ESQUECIDA EM ITUMBIARA E FAMOSA NO MUNDO

MISS BRASIL 1949 NASCEU EM ITUMBIARA EM 1931 E FALECEU EM 2006 NO RIO DE JANEIRO - NENHUMA HOMENAGEM EM SUA CIDADE NATAL


                                                   Foto Vida Doméstica - edição 1949
Jussara Souza Marquez Amorim nasceu em Itumbiara em 1931. Pertecente a família tradicional da então cidade de Santa Rita do Paranaíba, que chegou a região por volta de 1850 e tinha como principal lider o Capitão Manoel Martins Marquez, cuja filha Francisca Carolina de Nazareth Marquez, tornou-se a mulher mais rica de Goiás em 1905, quando se tornou herdeira do Coronel Hermenegildo Lopes de Moraes.
Enquanto Francisca Carolina se destacou pela riqueza, Jussara Marquez é até hoje a única goiana que atingiu o lugar máximo na beleza brasileira, conquistando o título de Miss Brasil em 1949.
Jussara e três de seus quatro filhos
Jussara Marquez casou-se com o mineiro de Patos de Minas, o bancário Marcelino Champagnat de Amorim em 1954 e depois mudou-se para Belo Horizonte e posteriormente para o Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Vinicius Marquez, um dos filhos é teatrólogo no Rio de Janeiro e Paula Marquez, jornalista.
Jussara morreu de câncer em 24/02/2006 no bairro de São Conrado no Rio de Janeiro, onde morava.
Um dos 246 município de Goiás leva o seu nome, mas em sua cidade natal não existe uma rua ou qualquer prédio público que lhe preste alguma homenagem. 

4 comentários:

  1. Nilson Freire, cada dia aumenta minha admiração por você. Moradora de Itumbiara a mais de 25 anos, não conhecia essa história, nunca ouvi nome de Jussara Marques. Considero você uma Biblioteca, um dos HOMENS mais inteligentes da região. Parabéns, abraços

    ResponderExcluir
  2. Minha avó Maria Rosa foi doméstica da Jussara e até hoje conta as histórias, cuidava das crianças e da casa.

    ResponderExcluir
  3. Sou de Jussara Goiás, dia 14 de novembro comemoramos aniversário da cidade

    ResponderExcluir
  4. Uma honra ser primo de Jussara Marquez!

    ResponderExcluir