segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A UTI NO SISTEMA DE SAÚDE EM ITUMBIARA

MUNICÍPIO VOLTA DISCUTIR SITUAÇÃO DE UTI EM ITUMBIARA


Hospital Municipal de Itumbiara na Avenida Beira Rio

Usuário do SUS ou do melhor plano de saúde do município de Itumbiara caso necessite dos serviços de UTI para adultos na região, só tem uma opção: os serviços terceirizados que são prestado pelo Hospital São Marcos.
Embora seja um dos serviços mais importantes na área de saúde, os principais hospitais da cidade tanto na área privada, cooperativista e pública não contam com serviços próprios. Como fazer uma cirurgia sem a UTI no próprio hospital?
Para o usuário, o importante é que quando necessitar tenha o serviço de qualidade, com segurança e no momento certo.
Mas é uma contradição um hospital contar com serviços de urgências e emergências, centro cirurgico e não ter leitos de UTI, nem mesmo para adultos, já que pediátricas são raridades nas cidades do interior.
O Hospital São Marcos, que há alguns anos atrás funcionava como filantrópico, sempre foi o fornecedor destes serviços, mas como sofreu intervenção judicial e está em processo de recuperação, acabou contratando os serviços de uma OSCIP que presta serviços também para hospitais e planos de Saúde de Goiânia.
O mais novo hospital da UNIMED em Itumbiara construiu um bonito hospital, bem equipado, mas não tem UTI e também contrata os serviços do Hospital São Marcos, assim como outros planos de Saúde.
Mas a situação mais delicada é do município, que também tem bom centro cirurgico, mas não tem UTI. Tem equipamentos que cede para o Hospital em recuperação judicial e contrata os serviços com um auxilio financeiro do Estado na ordem de R$ 239 mil por mês. Quando ocorre qualquer problema relacionado a este Convênio, seja na renovação ou no repasse, o problema ganha intensidade.
Segundo informações do Administrador Judicial Edward Robinson, os equipamentos de UTI  que o município adquiriu e havia cedido o uso para o Hospital São Marcos já foram devolvidos.
Conforme foi noticiado no diario local FOLHA DE NOTÍCIAS, o secretário municipal de saúde de Itumbiara, Wanderlei Domingos vai discutir o assunto esta semana, com possibilidade de que seja instalada novamente no próprio Hospital Municipal alguns leitos de forma provisória.
A notícia não é novidade e só deixará de ser  quando o Hospital Municipal tiver sua própria UTI com leitos para adultos e crianças. Há apenas um problema: o Hospital São Marcos não teria condições de continuar funcionando sem a participação do Município.
Os cidadãos aguardam que o problema seja resolvido, pois torcem para não precisar dos serviços, mas quando forem necessários que sejam bem prestados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário