quinta-feira, 1 de agosto de 2013

HISTÓRIAS DE SANTA RITA DO PARANAÍBA - PARTE 9 - UM TIRO DE CANHÃO NA IGREJA

CANHÃO FABRICADO EM UBERLÂNDIA FOI USADO NA REVOLUÇÃO DE 1930 EM SANTA RITA DO PARANAÍBA E DOIS TIROS ACERTARAM A IGREJA E A PONTE AFONSO PENA

Na primeira reportagem da série “Uberlândia na Revolução de 1930”, que o
Correio de Uberlândia publicará nas edições de domingo, o personagem principal é um canhão
fabricado em Uberlândia e que já rodou várias cidades antes de ser adicionado
ao acervo do Pátio dos Canhões do Museu Histórico Nacional, no Rio
de Janeiro.
Fabricado na fundição da família Crosara, do patriarca e imigrante italiano
radicado em Uberlândia, Cesário Crosara, na antiga rua da Estação, hoje avenida
João Pessoa, o único canhão da tropa mineira na frente de batalha goiana
foi um dos principais responsáveis pela rendição dos goianos em novembro de
1930.
Às margens do rio Paranaíba, mineiros e goianos se confrontaram na Revolução
de 1930. Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul apoiavam Getúlio
Vargas na tentativa bem-sucedida de depor o presidente Washington Luís. O
Triângulo Mineiro ficava entre dois estados inimigos, São Paulo e Goiás. As
tropas voluntárias mineiras, em menor número, enfrentavam com espingardas
winchester os soldados goianos, famosos pela excelente pontaria, e armados
com fuzis.
Mas dois tiros do canhão “Emílio” ajudaram a alterar essa desigualdade numérica
e de arsenal no fronte de batalha no rio Paranaíba. “O primeiro tiro
para acertar a mira atingiu a igreja de Itumbiara. Itumbiara chamava Santa
Rita do Paranahyba e a igreja era de Santa Rita dos Impossíveis ou dos Milagres.
O tiro derrubou uma das duas torres da igreja. E o segundo tiro acertou
o cabo de aço da ponte pênsil. A ponte arriou e o pessoal de Goiás levantou
bandeira branca”, disse o engenheiro Rugles Crosara, 77 anos, um dos sete
filhos ainda vivos.
O canhão “Emílio”, na verdade, era uma espécie de morteiro, fabricado com
materiais improvisados e com a engenhosidade do italiano Cesário Crosara.
Os Crosaras possuíam uma fundição e fábrica de máquinas e equipamentos
para lavouras, montada em 1927, onde hoje é a avenida João Pessoa, em
frente ao Terminal Central.
 
 
Fonte: Jornal Correio de Uberlândia

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