quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CONTRA MÃO E ALIENAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA

MUNICIPIO DE ITUMBIARA APROVA LEI QUE ALIENA 62,7 MIL M2 DE ÁREA PARA IMPLANTAÇÃO DE MAIS UMA FACULDADE PARTICULAR

sede da Unidade da UEG em Itumbiara - apenas tres cursos

O Diário Oficial do Município de Itumbiara em sua edição do dia 22 de agosto publicou a Lei 4336 de 11 de junho que autoriza a alienação de uma área de 62.721,77 m2 para edificação de uma faculdade particular nas proximidades da Fazenda Pombas.
Ainda este mês o Deputado Estadual Alvaro Guimarães-PR que representa o Município na Assembléia Legislativa do Estado anunciou que vai auxiliar uma OS a buscar a implantação de uma Faculdade de Medicina no Município.
Mais uma vez o ensino superior entra em pauta nas discussões em Itumbiara e novamente os poderes mudam os rumos e que não vai melhorar a vida dos mais de 3 mil alunos do ensino médio que busca uma vaga no ensino superior.
Enquanto o governo federal implantou o campus do IFG - Instituto Federal de Goiás com dois cursos, sendo Engenharia Elétrica e Quimica e as parcerias dos governo estadual e Prefeitura possibilitou a construção de uma bonita sede para a UEG - Universidade Estadual, os números de vagas e cursos no ensino público praticamente não aumentaram de maneira significativa.
A UEG criou os cursos de Enfermagem e Farmácia com 60 vagas, mas fechou 40 vagas de História, que se transferiram para Morrinhos. Fisioterapia e Educação Física que eram esperados não foram aprovados.
A unidade da UEG foi planejada para ser um centro de saúde, inclusive com possibilidade de sediar um curso de medicina no futuro, mas nem o deputados e os demais poderes do município priorizaram o ensino superior em seus pedidos.
Quanto mais faculdades na cidade melhor, mas para quem não pode pagar e que constitui a maioria dos estudantes em Itumbiara, a prioridade deveria ser a cobrança para aumento de vagas nas instituições federais e estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário