terça-feira, 20 de agosto de 2013

GRANDES EMPRESAS E FRACASSOS NA INDUSTRIALIZAÇÃO EM ITUMBIARA

LE CHEVAL, GOIATEXTIL E BRASPELCO - PROJETOS QUE FRACASSARAM EM ITUMBIARA

Antigo prédio Goiatextil - em frente Estádio Paranaíba


Em janeiro de 1997 o então prefeito Cairo Batista-PMDB celebrava a chegada da empresa Goiatextil - fabricação de toalhas em Itumbiara com desfile das máquinas pelas ruas da cidade. Alguns anos depois os empregos minguraram, a Indústria fechou e restaram os problemas para serem resolvidos com a CONAB, a dona do prédio.
No mesmo ano outro sonho foi desfeito com o fechamento da LE CHEVAL - indústria de calçados e a demissão de centenas de funcionários e vários problemas pendentes.
Em 10 de outubro de 2003 com a presença de governador e grandes expressões da política nacional foi inaugurado a Indústria de Couros Braspelco gerando muitos empregos e com grande potencial para o futuro por ser uma das maiores exportadoras de couro no País. Algum tempo depois fechou as portas. Hoje no local está a JBS couros que voltou a gerar empregos e renda no município.
Estes são alguns dos exemplos mal sucedidos na atração de investimentos no município e que acabou passando de um sonho de grandeza para a herança de problemas.


3 comentários:

  1. E agora? Isso vai continuar com essas que estão chegando ai, como a Stemac e Suzuki?

    ResponderExcluir
  2. Isto acontece em todo o mundo, a abertura e fechamento de empresas, faz parte do mundo empresarial, agora pelo que vejo na cidade são inúmeros empregos em varias áreas para trabalho e pelo contrário da matéria acima isto não é problema e sim o problema só está sendo a falta de mão de obra em certos seguimentos e e falta de mão de obra qualificada para atender o mercado.

    ResponderExcluir
  3. Em 2003 fui funcionário ativo em diversos setores dentro da empresa Braspelco couros de Itumbiara,no começo tive grande orgulho de trabalhar em uma empresa considera maior exportadora de couros no Brasil,tive a oportunidade de fazer treinamentos em outro estado (RS)que inclusive é meu local de origem.
    Enfim,com o passar do tempo e termino de meu treinamento voltei a Itumbiara para por em pratica oque havia aprendido"me considerando "impolgado,pois as promessas de bons salarios vindas da administração local eram realmente tentadoras,com o passar dos meses trabalhando nesta unidade começaram meus problemas financeiros,pois as "propostas tentadoras "não passavam de conversa fiada pra conseguirem logo funcionários treinados pois estariam próximos a inaugurar a unidade,depois de muito esforço tentando uma melhor renda,acabei desistindo e pedindo para sair.
    Resumindo :As as grandes empresas procuram se instalar em cidades onde sabem que conseguirão tirar proveito de mão de obra barata podendo se considerar um exemplo contrario a antiga Braspelco Frizzo Couros de Nova Esperança do Sul (RS),a qual fui enviado a fazer meus treinamentos,onde a mão de obra estava se tornando cada vez mais valorizada,por estes meios a procura por outros estados.
    Braspelco,um sonho de muitos que durou pouco!!

    ResponderExcluir