segunda-feira, 12 de agosto de 2013

ITUMBIARA SEM HISTÓRIA NO CONTEÚDO REGULAR DE ENSINO

O QUE VOCÊ APRENDEU NA ESCOLA SOBRE A HISTÓRIA DE ITUMBIARA?

                                         Montagem da Ponte Afonso Pena - inaugurada 15 novembro 1909

Imanginando que fizesse parte do conteúdo da disciplina História para alunos a partir das séries finais do ensino fundamental é possível fazer uma reflexão sobre o que está sendo reproduzido por anos e anos pelos que se aventuram a falar ou escrever sobre o município de Itumbiara.
Quando se aproxima a data de instalação do município em 12 de outubro que havia se emancipado em 16 de julho de1909, todos sem nenhum questionamento reproduzem na íntegra o que o IBGE também copiou de algum lugar sem checar a veracidade da fonte.
E nesta reprodução as dúvidas começam com o próprio mito do fundador General Cunha Matos, que veio para Goiás em 1823 como Governador de Armas e foi eleito um dos deputados provinciais em 1825. Relatou em obra própria toda sua viagem e não dedicou uma linha sequer na sua suposta criação de uma estrada ligando o sertão da Farinha Podre (Triângulo Mineiro) a cidade de Silvânia, que passaria pelo ponto onde hoje está situado Itumbiara.
O que faria o professor de história em Itumbiara ao chegar com seus alunos frente ao busto do General que está na rotatória da Rua Paranaíba com Avenida Beira Rio? Falaria para os alunos que ele é o fundador de Santa Rita do Paranaíba ?
Descendo um pouco até o ancoradouro por onde anualmente chega a imagem de Nossa Senhora das Graças em procissão, falaria do Porto constuído por volta de 1830 e que foi vendido pela primeira vez em 1835.
Subindo pela Rua Paranaíba, que foi um dia Rua do Porto Velho, o professor chegaria na Igreja de Santa Rita de Cássia, construído por volta de 1842. O que falaria sobre Padre Félix, primeiro a conduzir os destinos da Freguesia de Santa Rita do Paranaíba a partir de 1856, em tempos que o poder do Estado misturava com o poder da Igreja.
Seguindo a visita histórica, os alunos guiados por sua professora de História da rede de ensino regular de Itumbiara iria até o Museu municipal e o que aprenderia alí? Que Antônio Joaquim da Silva foi o primeiro prefeito? Mas naquele tempo tinha era intendente. Como explicar? Como se deu o processo de criação do município, como foram eleitos. O que fazer com várias imagens que no modo antigo de discutir história exalta homens e acontecimentos.
Esta visita inicial terminaria no Palácio das Aguas, onde o aluno teria contato com as pilastras da Ponte Afonso Pena inaugurada em 15 de novembro de 1909 na região do Caidor, onde foi instalada a ponte que se tornou patrimônio histórico.
Os alunos voltando para a sala de aula entrariam em um desafio: aquele que conseguisse o primeiro documento que permita concluir que ITUMBIARA é caminho da cachoeira em tupi-guarani, ganharia um carro de presente do município e quem conseguisse acessar alguma cópia de lei que dispoe sobre a emancipação de Santa Rita do Paranaíba em 16 de julho de 1909 ganharia uma viagem ao Hot Park em Rio Quente com todas despesas pagas para ele, a família e os coleguinhas.


2 comentários:

  1. parabéns pelo conteudo!!!Gosto muito !!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Gostaria de saber sobre as famílias Soares de Castro e Carneiro de Castro. Descendentes do Casal; Chiquinha Barqueira e do Pe. João Carneiro de Castro (natural de São João D'El Rei). Eles tiveram cerca de 10 filhos, a maioria creio é de Itumbiara. É que descendo de um filho deste casal o tropeiro Francisco Carneiro ou Soares de Castro que veio para Jaraguá por volta de 1905 e aqui teve três filhos. Sei que acabou por falecer aí em Itumbiara em 1910. Também participo de uma associação cultural aqui em Jaraguá onde os filhos de Chico Moreno (Francisco Carneiro ou Soares de Castro): Benedito (filinho) Natal e Abel - todos Soares de Castro - deixaram grande descendência inclusive o ex-prefeito de Goiânia Francisco Freitas Castro (Chiquinho de Castro). Teria como passar algumas informações desse pessoal?
    Grato!
    Fabiano Luíz de Castro - pela Associação dos Defensores do Patrimônio Histórico e Cultural de Jaraguá - Goiás.

    ResponderExcluir