segunda-feira, 26 de agosto de 2013

MULHERES VENCEDORAS NO MUNDO DA POLÍTICA EM ITUMBIARA

GENI BARBOSA GUIMARÃES E MARIA ABADIA RIBEIRO DE ANDRADE FORAM AS PRIMEIRAS A ROMPER A DOMINAÇÃO DOS HOMENS NA POLÍTICA EM ITUMBIARA EM 60 ANOS

A PRIMEIRA VEREADORA DE ITUMBIARA
Em 31 de janeiro de 1970 assumiam o poder executivo em Itumbiara o prefeito Ataíde Rodrigues Borges tendo como vice-prefeito Zenon Borges Guimarães.
Na Câmara Municipal que havia elegido seus vereadores em 15 de novembro de 1970, deu posse em 31 de janeiro de 1971 a primeira mulher que rompeu a barreira imposta pelos homens em sessão comandada por Horácio Camarca de Lacerda e seu vice Jaciredes Teodoro Ribeiro no Poder Legislativo. Trata-se de Geni Barbosa Guimarães, esposa do então vice prefeito, tornou-se a primeira mulher a assumir um posto no Poder Legislativo em Itumbiara e entrar no mundo da política, que desde 1909 não tinha colocado uma mulher em qualquer dos poderes do município. A primeira vereadora teve como contemporâneos da Câmara Municipal o então presidente do Poder Legislativo eleito naquele ano Genésio Borges de Andrade e o vice José Mendes Pereira. Radivair Miranda Machado que se tornaria prefeito em 1977 também era vereador, além de Durval Natário Tosta, Waldemar Domingos de Santana, Lauro Vinicius Ramos, que se tornaria primeiro prefeito da emancipada Cachoeira Dourada em 1993, Adelício Maximiano, Aguimar Fernandes Balieiro, João Batista Cintra e Geraldo Antonialli.
Em seu primeiro ato, Dona Geni Barbosa Guimarães votou contra requerimento, por achar que o município devia muito, mas achou o ambiente excelente e parabenizou o presidente da sessão naquele dia da posse.

A PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE DO PODER LEGISLATIVO EM ITUMBIARA

Em 31 de janeiro de 1973 assumia o Poder Executivo em Itumbiara o então eleito Modesto de Carvalho com seu vice José Domingos da Costa.
Na mesma eleição de novembro de 1972  foi eleita a primeira mulher de Itumbiara a se tornar presidente do Poder Legislativo, Dona Maria Abadia Ribeiro Andrade.
Na sessão presidida por Antonio Carlos Teixeira em fevereiro de 1973, Dona Milica, como era conhecida,  recebeu 7 votos entre os 12 vereadores e se tornou a primeira presidente mulher do Poder Legislativo em Itumbiara.
Dona Milica que faleceu em setembro de 2012, era esposa do médico também já falecido Dr. Genésio Borges de Andrade, que foi deputado estadual e dirigiu o Poder Legislativo nos anos de 1971 e 1972.


Genésio Borges de Andrade


Nasceu em 14 de fevereiro de 1918 em Itumbiara e foi casado com Maria Abadia Ribeiro Andrade. Teve quatro filhos, todos médicos: Priscila, Moabe, Murilo e Meimei.

Médico formado pela Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1952, e também agropecuarista.. Foi vereador por dois mandatos (UDN) e deputado estadual entre 1963 e 1967. Também foi presidente da Câmara Municipal no período de 31/01/1971 a 31/01/1973.

Maria Abadia Ribeiro Andrade

Nasceu em 23/07/1924 em Itumbiara. Filha de fazendeiro numa família de 13 irmãos. Trabalhou como enfermeira no Hospital Santa Maria por oito anos. Fundou, em 08 de maio de 1961, a ACAMPI, que administra o Colégio Instituto Francisco de Assis, o CPT – Cidadão, Progresso e Talento, entre outras.

Foi presidente da Câmara Municipal entre 31/10/1973 a 01/02/1974. Destacou-se pela criação de instituições sociais no município.

OUTRAS MULHERES NO LEGISLATIVO DE ITUMBIARA
Depois da década de 1970 outras mulheres conseguiram uma vaga na Câmara de Vereadores, como Marilene Custódio, Isbéria Toledo, Martinha, Maria do Centro e Eliane. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário