quinta-feira, 22 de agosto de 2013

IGREJA DE SANTA RITA COMEMORA 161 ANOS EM ITUMBIARA

CRIADA POR ATO PROVINCIAL EM 22 DE AGOSTO DE 1852, FREGUESIA DE SANTA RITA DO PARANAÍBA TORNOU-SE VILA EM 1909 E GANHOU O NOME DE ITUMBIARA EM 1943
Paróquia de Santa Rita de Cássia, hoje Catedral - criada em 1852

Na celebração desta noite da missa mensal dedicada a padroeira de Itumbiara Santa Rita de Cássia, o Pe. José Luiz de Castro, também doutor em História pela UFG, celebrou o aniversário numero 161 de criação da Freguesia de Santa Rita do Paranaíba, que em 1852 era ligada a Vila de Santa Cruz, atual cidade de Santa Cruz de Goiás, localizada no sudeste goiano.
Em 1856 a paróquia recebeu o primeiro padre vindo de Pirenópolis e que se chamava Félix Fleury Alves do Amorim.



Villa – Era designação adotada administrativamente das sedes dos Municípios

 Arraiais – Não possuíam autonomia administrativa e não dispunham de Pároco, embora tivesse Capela.

 Freguesia – Menor célula instituída com o nome de um santo ou evento santificado. Esta designação caiu em desuso. Toda Freguesia tinha uma Igreja Matriz e o Pároco colocado (vinculado) ou encomendado.



 


FREGUESIA DE SANTA RITA DO PARANAHYBA
A freguesia foi uma forma de organização no período imperial, em que o imperador atribuía à Igreja cumprir inúmeras funções em nome do Estado. Relata o pe. José Luiz, em sua obra, que a mesma preenchia a falta de autoridades e jurisdições civis. Com a elevação de um arraial à freguesia, a Igreja era a construção que se destacava ao centro de uma quantidade pequena de casas, com umas poucas ruas e becos completando a paisagem. É importante observar que, ao alcançar o status de freguesia, o povoado já possuía uma significativa população.





E assim a Resolução nº 12, de 1849, do Presidente da Província de Goyaz, cria o distrito do Arraial da Paz de Santa Rita do Paranahyba, na Freguesia de Morrinhos, município de Santa Cruz.

Dessa forma, a freguesia era utilizada pelo Estado imperial para levar adiante projetos coloniais, como controle sobre os vadios, recenseamentos, cobrança de impostos, recrutamento militar e incentivos a políticas como a miscigenação.

Nesse sentido, a primeira força que se manifesta no território onde será instalado o município de Itumbiara é a do Estado, que organiza o Porto para cobrança de impostos.
O ARRAIAL DA PAZ DE SANTA RITA DO PARANAHYBA SE TORNOU FREGUESIA EM 22 DE AGOSTO DE 1852
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário