sexta-feira, 30 de novembro de 2012

TUDO SOBRE TOMBAMENTO DA PONTE AFONSO PENA

TOMBAMENTO DE BENS HISTÓRICOS NO BRASIL
 1 - Quando Começou o tombamento de bens históricos no Brasil
Em 30 de novembro de 1937, no governo Vargas, quando foi criado o SPHAN - Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que nasceu para proteger cidades antigas e monumentos que corriam riscos. Depois foi substituído pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Ouro Preto em Minas Gerais foi a primeira cidade a ser tombada, no sentido de preservar a arquitetura do século XVIII, no momento em que Getúlio Vargas procurava dar uma identidade nacional ao País.
 1 - Como começou a escolha da Ponte Afonso Pena em 2005 para ser tombada
Através de um inventário, observando-se a sua integridade (estado de conservação, possibilidade de restauração), raridade, exemplaridade e importância arquitetônica, cultural, histórica, e paisagista. Dr. Jales Guedes, membro do MP liderou este processo.
4 - O que vai acontecer agora com a Ponte
Continua a fazer parte do dia-a-dia das pessoas, devendo ser preservadas suas características


5 - O Tombamento preserva?
é o melhor instrumento legal para preservação definitiva, muito embora, caso o bem não seja mantido adequadamente, pode se degradar com o tempo. Na Lei de tombamento ha dispositivo que obriga a preservação e conservação do imóvel tombado.

(Fonte: Grupo de Trabalho Patrimônio Histórico e Arquitetônico - CREA SP

 Em 1972 - a empresa FURNAS transferiu a ponte de seu lugar orginal para 3 km abaixo, para servir de passagem a seus funcionários que estavam construindo a Usina Hidrelétrica Itumbiara na cidade de Araporã MG e moravam na Vila de Furnas em Itumbiara.
 Local onde foi instalada a ponte em 1972

 Funcionarios trabalham na instalação da Ponte
Fonte: DECOM - Prefeitura de Itumbiara

Nenhum comentário:

Postar um comentário