sexta-feira, 9 de novembro de 2012

TRECHO DO ETANOLDUTO QUE VAI CHEGAR A ITUMBIARA COMEÇA EM JULHO DE 2013

DESAFIOS BRASILEIROS - O GLOBO - p. 11 - segunda feira 5/11/2012

O primeiro duto do mundo para transporte  exclusivo de etanol, em seu trecho inicial, já está completamente enterrado nos 215 km que separam as cidades paulistas de Ribeirão Preto, principal polo produtor, e Paulínia, maior centro distribuidor de combustível do País. Com o cronograma cumprido a risca e custo de R$ 1 bilhão, o trecho será inaugurado e entrará em fase de pré-operação em março de 2013, pronto para escoar o álcool produzido já na próxima safra de cana, iniciada em abril.
A Companhia (Logum) constrói e vai operar o empreendimento de R$ 7 bilhões, que transportará, por 1.300 kilômetros de dutos, até 2016, o álcool de cana entre os centros produtores e consumidores de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
A Petrobrás tem 20% da Logum, mesmo percentual das sócias Raízen, Copersucar e Odebrecht/ETH. Além delas, Uniduto e Camargo Corrêa - que toca a obra - tem 10% cada. O etanolduto deve transportar mais de 20 bilhões de litros por ano com tancagem de 1,2 bilhão de litros de álcool quando a obra for concluída.
O Segundo trecho, previsto para começar a ser construído em novembro ainda deste ano, será iniciado em março de 2013 e terá  136 km entre Ribeirão Preto SP e Uberaba  MG, devendo ficar pronto em meados de 2014.
Em julho de 2013, ainda com a obra de entrada no trecho mineiro em andamento, a companhia iniciará o trecho entre Uberaba MG e Itumbiara -GO, o penúltimo antes da chegada a Jataí GO, o ponto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário