segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O JOGO DAS ELEIÇÕES DE 2014 JÁ COMEÇARAM EM ITUMBIARA

Hoje vai acontecer a primeira reunião do ano da Câmara Municipal de Itumbiara e marca os primeiros lances dos jogos da eleições para Presidente, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, que vão ocorrer em 2014.
A liderança do processo continua nas mãos do ex-prefeito José Gomes da Rocha - PP que deve filiar-se ao PTB a partir de abril e fortalecer o grupo político do Deputado Federal Jovair Arantes, com o qual faz parceria desde o ano de 2005, quando exerceu o mandato de prefeito pela primeira vez, naquela ocasião pelo PMDB. Zé Gomes da Rocha pode disputar cargo de deputado Federal, estadual, senador ou até pleitear a vaga de vice-governador pelo grupo do PTB ou não disputar nenhum cargo, caso prevaleça os efeitos de uma ação julgada pelo TRF de 1997, quando ainda era deputado federal pelo PSD. Foi negado Recurso Especial, assim como o Agravo de Instrumento e agora aguarda-se julgamento de um Embargo de Divergência no STJ.
Vários são os jogadores, e o jogo começa pelos Vereadores. Durante quase 8 anos,  pouca oposição sofreu o grupo que estava no poder em Itumbiara, começou com o grupo do PSB/PT em 2004 que acabou se desintegrando, depois foi o PSOL em 2008 sem a força do voto e na última eleição, o PMDB e PT reforçaram a oposiçao. No momento atual, a oposição está aglutinada no PMDB (que tem uma dissidência - Vereador Flausininho), DEM, PT, PR e PSC, contabilizando 5 membros.
A situação conta com 8 membros, sendo 3 do PTB, partido do Prefeito Chico Balla, 1 do PSD, 1 do PSDB, 1 do PC do B, 1 do PMDB e o Presidente da Câmara, que está no PPS.
O vice-prefeito Zé Antônio - PSD pretende disputar uma vaga de deputado estadual, mas suas pretensões passam pela próxima eleição da Câmara e do próprio PTB que pode também lançar um candidato a Deputado Estadual. Se Zé Antônio por exemplo disputasse e fosse eleito, o próximo presidente da Câmara se tornaria o vice-prefeito de direito.
Além de Zé Antonio-PSD, Alvaro Guimarães - PR tambem vai para a reeleição e também o PMDB com Gugu Nader e caso este deixe o Partido indo para o PSB, este também deverá ter candidato, que deverão ser somados a um candidato do DEM, caso Ronaldo Caiado dispute o governo do Estado,  PSC com Marcelo do Sacolão e até o PT, que também deverá lançar candidato a deputado Estadual.
Para Deputado Federal, o quadro está indefinido: Jovair Arantes, o mais votado nas ultimas eleições, pode tentar a reeleição, disputar a vaga de senador ou até ir para um Tribunal de Contas.
O apoio do grupo de Itumbiara ora está sinalizado para a reeleição do Governador Marconi Perillo-PSDB, que deve enfrentar um candidato do PT ou PMDB, um do PSC  e o DEM e PSB também podem lançar candidatos a governador. O grupo do PTB que tem atualmente 8 vereadores, o comando da Prefeitura de Itumbiara, o comando da Prefeitura de Cachoeira Dourada com o PSDB pode emplacar o candidato a vice-governador e até do senado em uma das principais chapas concorrentes das eleições de 2014.
Assim estão sendo mexidas as pedras do jogo de 2014. Em 2004 o grupo venceu com José Gomes da Rocha na Prefeitura de Itumbira, em 2006 com Alcides Rodrigues no governo, Marconi Perillo no senado, Jovair Arantes - deputado Federal, Alvaro Guimaraes - estadual, em 2008 novamente com José Gomes da Rocha, em 2010 com Lucia Vania e até Demostenes, com o governador Marconi Perillo e novamente com Alvaro e Jovair. Em 2014 tudo pode acontecer, inclusive nada, porque assim é o jogo do poder, ganha um dia e no outro pode perder.
Os jogadores estão em campo, os gols são feitos pela torcida através do voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário