quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

AS MULHERES NAS RELAÇÕES DE PODER EM ITUMBIARA

DEPOIS DE CEM ANOS, AS MULHERES AINDA ESTÃO INVISIVEIS NAS RELAÇÕES DO PODER EM ITUMBIARA

Sempre no início de março para celebrar o dia internacional da mulher, a Rádio Difusora reúne em um sábado no programa matinal do Deputado Alvaro Guimaraes, as mulheres que mais se destacam no município.
Caso o programa fosse realizado em 1909, certamente estariam presentes Messias Alexandrina Marquez Brandão, casado em 1900 com Jacintho Brandão, que foi o primeiro presidente do Conselho de Intendência no município e o governou provisoriamente até dezembro daquele ano. Católica fervorosa e sem filhos, acompanhou o esposo em todos os momentos na política, no comércio e foi até para Minas Gerais atrás de um garimpo, quando deixaram a política. O Esposo morreu pobre em Minas Gerais e ela voltou para Itumbiara, onde faleceu em 1971.
Outra mulher que estaria presente, seria Laudelina Mendes de Almeida que conheceu Militão Pereira de Almeida em Tupaciguara-MG e veio para Santa Rita do Paranaíba. Seu casamento foi em 1905.
Outra mulher que também não faltaria ao evento, seria Maria Clarinda Cotrim, que se casou com o Coronel Sidney Pereira de Almeida no ano da emancipação de Santa Rita do Paranaíba. Veio de Rio Verde com seu pai para Bananeiras, hoje Goiatuba, onde conheceu o Coronel Sidney.
Mas a presença de maior destaque seria de Maria Abadia Ribeiro Andrade, que nasceu em 1924, filha de fazendeiros, casada aos 30 anos e com experiência de 8 anos como enfermeira no Hospital Santa Maria, uma das fundadoras da Acampi em 1961, vereadora eleita pela Arena, única mulher a presidir a Câmara Municipal entre 1973 e 1974.
Faria parte do programa ainda as vereadoras Isbéria Toledo, católica participante na área social e que exerceu cargo de secretária municipal a partir de 1905.
Com destaque em trabalhos sociais e espirituais estariam também no programa Maria do Centro e Dona Maria de lourdes.
Outra que teria presença garantida seria Dona Carminha, secretária da Educação por vários anos no município de Itumbiara.
Completaria o programa a Secretaria Municipal de Educação Maria Auxiliadora e a sub-secretária de educação Noêmia. Mas certamente o destaque ao lado das Diretoras de Rádios Anair Goulart e Cleuza Guimarães, seria a cardiologista Ione Guimarães, candidata derrotada como vice-prefeita, mas atual primeira suplente de Senadora, que poderá assumir a cadeira no Congresso com uma licença esperada de Lúcia  Vânia.
Estas são algumas das mulheres que conseguiram visibilidade num ambiente de relações de poder totalmente  dominado pelos homens.
 
 

;

Nenhum comentário:

Postar um comentário