Sempre no início de março para celebrar o dia internacional da mulher, a Rádio Difusora reúne em um sábado no programa matinal do Deputado Alvaro Guimaraes, as mulheres que mais se destacam no município.
Caso o programa fosse realizado em 1909, certamente estariam presentes Messias Alexandrina Marquez Brandão, casado em 1900 com Jacintho Brandão, que foi o primeiro presidente do Conselho de Intendência no município e o governou provisoriamente até dezembro daquele ano. Católica fervorosa e sem filhos, acompanhou o esposo em todos os momentos na política, no comércio e foi até para Minas Gerais atrás de um garimpo, quando deixaram a política. O Esposo morreu pobre em Minas Gerais e ela voltou para Itumbiara, onde faleceu em 1971.
Outra mulher que estaria presente, seria Laudelina Mendes de Almeida que conheceu Militão Pereira de Almeida em Tupaciguara-MG e veio para Santa Rita do Paranaíba. Seu casamento foi em 1905.
Outra mulher que também não faltaria ao evento, seria Maria Clarinda Cotrim, que se casou com o Coronel Sidney Pereira de Almeida no ano da emancipação de Santa Rita do Paranaíba. Veio de Rio Verde com seu pai para Bananeiras, hoje Goiatuba, onde conheceu o Coronel Sidney.
Mas a presença de maior destaque seria de Maria Abadia Ribeiro Andrade, que nasceu em 1924, filha de fazendeiros, casada aos 30 anos e com experiência de 8 anos como enfermeira no Hospital Santa Maria, uma das fundadoras da Acampi em 1961, vereadora eleita pela Arena, única mulher a presidir a Câmara Municipal entre 1973 e 1974.
Faria parte do programa ainda as vereadoras Isbéria Toledo, católica participante na área social e que exerceu cargo de secretária municipal a partir de 1905.
Com destaque em trabalhos sociais e espirituais estariam também no programa Maria do Centro e Dona Maria de lourdes.
Outra que teria presença garantida seria Dona Carminha, secretária da Educação por vários anos no município de Itumbiara.
Completaria o programa a Secretaria Municipal de Educação Maria Auxiliadora e a sub-secretária de educação Noêmia. Mas certamente o destaque ao lado das Diretoras de Rádios Anair Goulart e Cleuza Guimarães, seria a cardiologista Ione Guimarães, candidata derrotada como vice-prefeita, mas atual primeira suplente de Senadora, que poderá assumir a cadeira no Congresso com uma licença esperada de Lúcia Vânia.
Estas são algumas das mulheres que conseguiram visibilidade num ambiente de relações de poder totalmente dominado pelos homens.
;
Nenhum comentário:
Postar um comentário