A mãe de um aluno que era matriculado no Colégio Estadual Dom Veloso procura uma vaga na Escola Estadual Félix de Almeida, a 500 m na mesma avenida. O motivo é a implantação do ensino em tempo integral. O filho prefere encontrar uma oportunidade de emprego a ficar o dia inteiro na Escola, até porque não é garantia de melhor ensino, conforme foi apurado recentemente em São Paulo que tem mais de 300 escolas com este modelo (já teve mais de 500) e que não foram melhores do que as normais em relação a avaliação do IDEB, conforme reportagem do Jornal O Estado de São Paulo de 04 de janeiro.
Outra dificuldade encontrada está relacionada com a vida dos professores que tem que mudar de locais ou cargas horárias para atender a nova demanda.
Pelo menos para o município e o Estado, melhoram os repasses de recursos em relação a valor repassado por aluno pelo FUNDEB, já que para esta modalidade de ensino tem peso de 1,3 contra 1 da escola em tempo normal no ensino fundamental para os anos iniciais em área urbana, mas também aumentam os custos em relação a merenda, professores e materiais.
Em Itumbiara a escola com melhor IDEB nos anos iniciais é o FLORIANO de CARVALHO com 6,3 em 2011 e que funciona em tempo normal.
A melhor escola de tempo integral é a Venância Magalhães Cotrim com nota 6,1, enquanto a pior também de tempo integral é a Escola Antonio Luiz Alves pequeno, que conta com 247 alunos com baixo desenvolvimento e atingiram o IDEB de 1,2, o mais baixo do Estado. Em relação a esta escola, a Secretaria Municipal Maria Auxiliadora foi ao MEC explicar as razões e manifestou que são feitos trabalhos especiais para alunos que estavam sendo reprovadas em outros escolas e com problemas de comportamento e que não é uma forma de exclusão.
Também funciona em tempo integral as Escolas Joaquim Mariano e Juca Andrade e para este ano está entrando em funcionamento a nova escola José Gomes Pereira.
Em relação aos anos finais, a Escola Modelo Dona Venância Magalhães Cotrim bateu de 5,2 a 5,0 o Floriano de Carvalho que apresentou queda do indice em relação a avaliação anterior, mas mesmo assim está bem abaixo do Colégio da Policia Militar, unidade de Itumbiara que apresentou IDEB de 5,8 e foi a única da cidade a se apresentar entre as 10 melhores médias no Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário