sexta-feira, 13 de setembro de 2013

JAIME CÂMARA É PATRONO DA CADEIRA SETE DA AILA EM ITUMBIARA

ACADEMIA ITUMBIARENSE DE LETRAS E ARTES - ITUMBIARA
CADEIRA SETE
NILSON DE SOUZA FREIRE
Nascido em Itumbiara, Estado de Goiás em 13/04/1964
Formação Acadêmica
Mestrando em História pela PUC GO, Especialização em Política e Administração Tributária pela FGV RJ, Graduado em Direito pela UFG, Administração de Empresas pela FESIT
Licenciado em História pela UEG e Ciências Físicas e Biológicas pela FESIT
Formação Profissional e política
É Auditor Fiscal de Tributos Estaduais III da Secretaria de Fazenda do Estado de Goiás desde 1994
Foi presidente da SANEAGO - Saneamento de Goiás S.A entre 2011 e 2012, Diretor de Assistência do IPASGO em 2012, Secretário Municipal de Finanças de Itumbiara 2005 a 2010, Secretário Municipal de Saúde em Itumbiara 2006 e 2007.
Em 2002 com 9095 voto foi o quarto suplente de deputado federal pelo PT em Goiás
OBRAS
FREIRE, N.S. Os Principios da Eficiência e Legalidade nas relações dos agentes públicos no Brasil - Editora Terra, Goiânia, 2002
FREIRE, N.S. Itumbiara, cidade Imaginária. Editora Terra, Goiânia, 2004
FREIRE, N.S. Obituário de ilustres e anônimos nos cem anos de Itumbiara. Editora Kelps, 2009
FREIRE, NS. Nas Barrancas de Santa Rita do Paranaíba: 1830-2011. Editora Kelps, 2011
FREIRE, N.S. Embates e Arranjos políticos em Goiás: uma abordagem das relações de Gênero na emancipação de Santa Rita do Paranaiba (a ser publicado)
FILHOS
Ianny Raísa Diniz Freire
Yuri Ian Freire Diniz
Nilson de Souza Freire Junior



PATRONO
JAIME CÂMARA, O homem que revolucionou a comunicação em Goiás.

Nasceu no mesmo dia que Santa Rita do Paranaíba foi emancipada de Morrinhos - 16 de julho de 1909. Filho de Joaquim Rebouças de Oliveira e Maria Melquíades Câmara.
A sua origem foi a pequena Cauassú, distrito do município de Jardim dos Angicos, que teve o nome mudado para Baixa Verde e hoje se chama João Câmara, cidade do Rio Grande do Norte.

No ano de 1930, o então jovem Jaime Câmara veio a mando do pai, atrás de Joaquim Câmara Filho, que estava em Planaltina. Em seguida mudou-se para a cidade de Goiás, então capital do Estado.
Assim iniciou a construção do maior complexo de comunicação do Centro Oeste, formado por 3 jornais, 11 emissoras de TV, 9 emissoras de Rádio e um portal na internet, em Goiás, Brasília e Tocantins.

Iniciou seus estudos em sua terra natal. Seu irmão, Joaquim Câmara Filho, que já se encontrava em Goiás, trouxe o acadêmico para sua companhia e foi trabalhar na Loteria de Goiás e, mais tarde, no Correio Oficial do Estado.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Goiás e da Legião de Honra Marechal Rondon; Fundador da Associação Goiana de Imprensa e membro nato do Conselho Consultivo da Associação Comercial do Estado de Goiás; Fundador da Faculdade de Economia de Goiás e da Federação do Comércio de Goiás, do SESC, do SENAC, em Goiânia. Membro da União Brasileira de Escritores, secção de Goiás, onde ocupou a presidência.
Jornalista profissional e um dos fundadores do jornal O Popular, diário de Goiânia, e do complexo das Organizações Jaime Câmara.
Foi Presidente por duas vezes da Associação Comercial do Estado de Goiás; Presidente da Federação do Comércio do Estado; Presidente do SESC e SENAC; Secretário da Agricultura do Estado e Secretário de Viação e Obras Públicas do Estado de Goiás; Presidente da Caixa Econômica do Estado de Goiás e Diretor do Banco do Estado de Goiás S/A; Prefeito Municipal de Goiânia e Deputado Federal por Goiás, em duas legislaturas.
Em 1957, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás concedeu-lhe o título honorífico de Cidadão Goiano pelos serviços prestados ao Estado.

Publicou, em 1967, Os Tempos da Mudança; em 1971,Cadeira nº 17 e, em 1974,Nos tempos de frei Germano, composto eimpresso nas oficinas e gráficas de O Popular.


Fonte: Academia Goiana de Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário