sexta-feira, 6 de setembro de 2013

ITUMBIARA PERTO DE CATALÃO NO FUTEBOL E LONGE NO ENSINO PÚBLICO SUPERIOR

ENQUANTO ITUMBIARA OFERECE POUCO MAIS DE 150 VAGAS NO ENSINO PUBLICO SUPERIOR, CATALÃO CHEGA A 3000 ALUNOS MATRICULADOS EM UNIDADE PUBLICA FEDERAL
IFG - Itumbiara - 60 vagas em Eng. Eletrica e Quimica
No início da década de 1980 quando Itumbiara começava a concretizar a implantação do ensino superior  através de uma Fundação Municipal, a FESIT com os cursos de Ciencias Fisicas e Biológicas e Agronomia, a cidade de Catalão implantava um campus da UFG - Universidade Federal de Goiás.
Trinta anos depois, a Fundação Municipal deixou de existir e  foram implantados dois cursos na UEG, História e Economia e hoje com a nova sede foram criados os cursos de Farmácia e Enfermagem e transferido para Morrinhos o Curso de História. São pouco mais de 100 vagas oferecidas nesta unidade.
O IFG - Instituto Federal de Goiás, criado em 2008 oferece cerca de 60 vagas para os cursos de Engenharia Eletrica e Quimica.
Enquanto isto, o Câmpus da UFG em Catalão  expandiu e oferece mais cursos superiores do que todas as faculdades criadas em Itumbiara no período. São mais de tres mil alunos matriculados em cursos como de Ciencia da Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Fisica, Matemática, Matematica Industrial, Quimica, Ciencias Biologicas, Enfermagem, Ciencias Sociais, Educação Fisica, Historia, Geografia, Pedagogia, Psicologia, Administração e Letras.
As escolhas políticas tomadas nas três décadas mostraram que as decisões tomadas não foram as melhores.
No mesmo caminho de Catalão, tomou Jataí e o câmpus da UFG naquela cidade já tem 24 cursos e 960 vagas oferecidas. Até cursos na modalidade de mestrado já foram implantados.
Mas Itumbiara tem um consolo. Já conquistou um campeonato goiano e está perto de empatar com Catalão que tem dois titulos. Quanto ao ensino superior, ainda está um pouco longe de alcançar.

UEG - 100 vagas em Economia, Farmácia e Enfermagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário