sexta-feira, 6 de setembro de 2013

ITUMBIARA PERDEU O TREM

DESDE 2009 ITUMBIARA SONHA COM UM RAMAL DA FERROVIA NORTE SUL, MAS PERDEU A CHANCE HÁ MAIS DE 100 ANOS
Lula e Dilma em trecho da Norte Sul

A Estrada de Ferro entrando em Goiás começou a se tornar realidade em 1895 quando o trecho cortando Minas Gerais chegou a cidade mineira de Araguari. Tendo como maior lider político na época José Leopoldo de Bulhões Jardim que foi senador nos primeiros anos da República e Ministro da Fazenda por duas vez na Primeira República, acabou conquistando o trecho que chegaria em Catalão no ano de 1913.
Itumbiara já sonhava naquela época com a Ferrovia, mas só veio ganhar uma estrada em melhores condições de transportes para entrada e saída de mercadorias do sul de Goiás a partir de 1880 quando a Estrada do Sul foi melhorada, graças ao trabalho do grupo político de Morrinhos liderados pelo coronel Hermenegildo Lopes de Moraes e mais tarde pelo filho bacharel em Direito e deputado federal Hermenegildo Lopes de Moraes (mesmo nome do pai e nascido em Santa Rita do Paranaiba) e também pelo genro José Xavier de Almeida, deputado federal e também presidente de Goiás nos primeiros anos do século XX.
Os dois deputados federais que defendiam o sul de Goiás eram amigos do presidente do Brasil, o mineiro Afonso Pena e por isto conquistaram a construção da Ponte Afonso Pena a partir de 1907 e inaugurada em 15 de novembro de 1909.
Foi o momento em que o sul de Goiás esteve mais fortemente representado em toda a sua história, tendo inclusive o deputado federal nascido em Santa Rita do Paranaíba e o presidente do Estado com fortes ligações com Morrinhos e a família do coronel Hermenegildo que tinha a santa-ritense Dona Francisca Carolina da família Marquez também de Santa Rita do Paranaíba. Foi o momento que a futura Santa Rita do Paranaíba esteve perto de uma ferrovia.
Mas os acontecimentos de 1909, que começaram com o golpe político que não deixou o santa-ritense e deputado federal Hermenegildo Lopes de Moraes assumir o governo goiano e a morte de Afonso Pena em 14 de junho de 1909 acabaram com os sonhos da ferrovia, que cem anos depois volta, com a possibilidade da construção de um ramal ligando a Norte Sul em Quirinópolis.

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