terça-feira, 10 de setembro de 2013

AQUI JAZ A OPOSIÇÃO EM ITUMBIARA

DESDE 2004 QUANDO LUIZ MOURA-PSDB TEVE O MANDATO CASSADO QUE A OPOSIÇÃO NÃO TEM VOZ EM ITUMBIARA


Depois de um século de grandes confrontos entre líderes representando oposição e situação em Itumbiara, no próximo ano vai completar uma década com o total aniquilamento de qualquer voz na oposição aos governos de Itumbiara.
Os primeiros embates nasceram com a emancipação do então distrito de Santa Rita do Paranaíba em 16 de julho de 1909, tendo a frente o primeiro Intendente provisório Jacintho Luiz da Silva Brandão e o então Coronel Sidney Pereira de Almeida, que aderiu aos vencedores do golpe político de 1909 que impediu o santa-ritense bacharel Hermenegildo Lopes de Moraes de assumir a presidência do Estado de Goiás.
Coronel Sidney Pereira de Almeida foi o líder político até 1927, quando foi derrotado pelo grupo do Engenheiro formado nos Estados Unidos, Luiz Barreto de Menezes Junior.
Depois da Revolução de 1930, coronel Sidney apoiou o interventor Pedro Ludovico Teixeira e ficou no poder até junho de 1936. Apesar de ter vencido por 43 votos de frente na eleição tumultuada de outubro de 1934 quando sumiram 200 titulos de um hotel na cidade,a eleição foi anulada em dezembro de 1935  e nas novas eleições realizadas no dia 07 de junho de 1936 sagrou-se vencedor o médico Dr. Carlos Santos. Já Menezes Junior foi morto em 1933 através de crime com característica de político.
Até 1945 Pedro Ludovico Teixeira indicou interventores e novas batalhas começaram depois de 1946 com a criação dos partidos UDN e PSD tendo frente a frente os líderes Orestes Borges Guimarães e Sebastião Xavier respectivamente.
Na década de 1960 floresceu a liderança de Ataíde Rodrigues Borges pela UDN e depois ARENA que teve pela frente Modesto de Carvalho pelo MDB.
A partir da década de 1970 Modesto de Carvalho fez surgir a liderança de Radivair Miranda Machado no MDB que enfrentaria o ex- partidário Waterloo Araújo na liderança política local.
Waterloo por sua vez criou Luiz Moura, primeiro no PDC e depois migrou para o PSDB e foi o grande adversário de Zé Gomes da Rocha, que foi deputado federal, Estadual e prefeito.
No inicio do século XXI Luiz Moura no PSDB comandou os processos políticos, até ser cassado em outubro de 2004, quando Zé Gomes até então no PMDB assumiu a liderança política.
Após a saída da política de Luiz Moura com sua cassação e morte, Zé Gomes lidera hoje no PTB, após passar pelo PP todo o processo político e não se houve mais nenhuma voz de oposição a altura de colocar em risco no momento a lideração politica do Petebista.
Assim desde 2005 o grande PMDB se tornou inexpressivo em termos de lideranças locais, assim como outros grandes partidos como o PT e PSDB e a liderança passou a ser pessoal, acima dos partidos.

Um comentário:

  1. Os grupos políticos que comandaram por muitos anos não foram benéficos para Itumbiara em todos os sentidos. Vejamos alguns dados. Na década de 60 foi criada a Escola Técnica Agrícola Federal que foi transferida para Uberlândia por intervenção política local que trabalhou contra sua instalação. Quando da criação da FESIT e das suas dificuldades de manutenção foi sugerida uma extensão da UFG em Itumbiara mas que não foi aceita, pois a ideia era de que "queríamos algo nosso", mesmo sem condições de sustentabilidade. Em meio as dificuldades houve interesse da Ulbra se instalar em Itumbiara assumindo a combalida FESIT. Era uma oportunidade que foi combatida para não entregar "nossa instituição" a quem não era daqui. Mas felizmente a tese, apesar das dificuldades, foi vencida, graças a Deus.
    Nossa visão política era de atraso total, vingava a expressão de que "eu não faço e não deixo outro fazer". Quanto tempo perdido.
    O Projeto Cura também quase não saiu para Itumbiara. A oposição da época por pouco não teve êxito ao tentar impedir a assinatura do contrato para execução do programa para beneficiar a cidade. Salvo engano estava incluído no projeto a nova rodoviária e o hospital municipal e bairro Alto da Boa Vista.
    Hoje Catalão e Jataí possuem extensões da Federal, escolas gratuitas e consolidadas.
    Felizmente, "ainda que tardia", mudanças aconteceram, não por necessidade, mas pela exaustão do processo. As lideranças equivocadas, apesar da resistência, tiveram que ceder espaços a um novo tipo de fazer política. Faço votos para não regredirmos e que os interesses pessoais e políticos não sobrepujam aos interesses coletivos e sejam definitivamente afastados pelas mentes que ora comandam Itumbiara. Itumbiara merece o melhor e que eles façam o melhor por Itumbiara.

    ResponderExcluir