domingo, 20 de janeiro de 2013

FUTEBOL AMADOR EM ITUMBIARA, UM CASO DE AMOR

CERCA DE MIL ATLETAS ENTRAM EM CAMPO TODA SEMANA NOS CAMPOS DE FUTEBOL DE ITUMBIARA - SÃO 50 EQUIPES EM ATIVIDADES
 
 
Anualmente os torneios de futebol em Itumbiara levam o nome dos políticos, mas só os nomes, porque cada torneio é realizados pelo esforço individual de algumas pessoas que se dedicam a organizar torneios e colocar as equipes em campo.
A Liga Esportiva Itumbiarense, entidade filiada a Federação Goiana de Futebol, funciona graças ao trabalho realizado pelo presidente Antonio Narciso, que inclusive cede parte de sua casa para servir de sede a entidade. São 36 equipes organizadas em 3 divisões, ou cerca de 700 atletas filiados.
Anualmente, o senhor Lordelino Costa, conhecido por Seu Nego, organiza o torneio Varzeano que já chega a edição 45. 24 equipes disputam o torneio em 2013.
O Clube dos 50 que tem 6 equipes organiza também seu torneio interno, movimentando cerca de 100 atletas associados, que desfrutam de 2 campos em excelentes qualidades.
Outra Associação é a de Veteranos, entidade civil que congrega 14 equipes e cerca de 300 atletas organizando torneios para atletas com idade superior a 40 anos.
Outros voluntários tentam organizar equipes de base, como no Clube dos 50 (Viola), Rei Pelé (Nego Hélio) e fica só por ai. O time do Itumbiara não tem nenhuma equipe de base, apesar do município ter centro de Treinamento e o Estadio Municipal
A ultima vez que o municipio investiu no futebol amador foi em 2009, quando comprou cerca de R$ 80 mil em materiais esportivos e fez a distribuição aos clubes, mas parou por ai. A Secretaria Municipal de Esportes, hoje tendo como titular o presidente do time de profissionais de Itumbiara Euripes Silveira, geralmente entra com a boa vontade, mas sempre carente de recursos.
Alguns outros voluntários vão tentando organizar equipes de base de futebol de salão, times de futebol feminino, time adulto masculino de futsal e param por ai.
A Secretaria Municipal de educação organiza suas olimpiads anualmente, mas sem sincronia com a area de esportes e assim caminha o esporte amador em Itumbiara, que tem boa estrutura, mas poucos recursos.
Graças a um convênio com o Estado de Goiás, está sendo investido R$ 320 mil na construção de um campo de futebol no povoado de Meia Ponte e que logo estará a disposição da equipe de futebol amador daquela cidade.
O município conta ainda com a cessão de uso do Autódromo e Ginásio Arco Iris, que pertence ao Estado de Goiás, mas que são poucos utilizados para a pratica do esporte amador.
Não existe nenhum programa para formação de equipes  em outras modalidades como basquete, voley, handebol, futebol 7 soçaite. Anualmente quando a cidade disputa os jogos abertos, os atletas destas modalidades geralmente são importados de outras cidades, como Uberlândia.
Este é o quadro de sangue, suor e muito sacrifico de voluntários que tentam manter em atividades quase mil atletas todas as semanas em Itumbiara.
 
VEJA A RELAÇÃO DE PRAÇAS ESPORTIVAS - FUTEBOL DE CAMPO
PUBLICOS
1 - Goiasinho
2 - Vila Vitória
3 - Cachoeira Dourada
4 - Araporã
5 - Bairro Brasilia (Cessão de uso)
6 - Sarandi
* Jardim Liberdade - em fase de recuperação
** Meia Ponte (Em construção )
 
PARTICULARES
1 - Bom Jardim
2 - Caramuru
3 - Clube dos 50 (2)
4 - Saneago
5 - Cristóvão (Marolina)
6 - Vila Operaria (Cachoeira Dourada)
7 - Rei Pelé (Só para equipes de base)

 
 
CENTRO ESPORTIVO DA VILA VITÓRIA - MUNICIPAL

ASSOCIAÇÃO DE VETERANOS - 300 ATLETAS COM IDADE ACIMA DE 40 ANOS EM ATIVIDADES - 14 EQUIPES
 EQUIPE DE FUTEBOL DE SALÃO JOGA NO GINÁSIO ARCO IRIS - SEM VITORIAS EM 2012
 CLUBE DOS 50 - 2 CAMPOS E 6 EQUIPES EM ATIVIDADES - TRICOLOR TINTAS E SPORT MADEREIRA JR ENTRE OS MELHORES DA CIDADE
 ESTADIO ONOFRE FERREIRA DE CUBAS - O GOIASINHO - VERDADEIRO CAMPO DOS AMADORES
 CENTRO ESPORTIVO - ALOJAMENTO E DOIS CAMPOS - SÓ PROFISSIONAIS CONHECEM

ESTADIO MUNICIPAL JK - SÓ PARA PROFISSIONAIS
 SEM CENTROS DE LAZER NOS BAIRROS, CRIANÇAS JOGAM NA RUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário