terça-feira, 22 de abril de 2014

HISTÓRIA DO FUTEBOL NOS CAMPOS DE ITUMBIARA - PARTE 1


O FUTEBOL DE SANTA RITA DO PARANAÍBA A ITUMBIARA
As primeiras notícias sobre o futebol de Itumbiara datam ainda de 1938, quando a cidade ainda se chamava Santa Rita do Paranaíba (até 1943). Naquele tempo existia a equipe do Operário Santarritense. Em uma obra da história local, Josmar Divino, descreve o jogo entre o Operário Santa Rita Futebol Clube o Independe Goyatuba, em jogo realizado em Goiatuba. Descreve reportagem do Jornal O Estado de Goyaz, que se realizou no dia 10 do mês de outubro o encontro municipal entre as duas equipes. O jogo teve inicio as 15 horas e atuaram dois juízes, sendo Eurico no primeiro tempo e Durval Bittencourt no segundo tempo, todos de Santa Rita do Paranaíba. O primeiro tempo terminou 1 a 1. No segundo tempo, o Goiatuba fez 2 a 1 e venceu o jogo.
Jogadores na foto de 1938 - Bodega, Ico Araújo, Adelino Mateus, Crisanto, Nicolau Rossi, Neném, Quinca do Raul, Tedi, Dodô, Braga, João Machado, Nego Moreira, Carlito do Vicente Felipe, Marciano, Ludêncio Araújo, Victor Custódio, João Tavares, Bide, João Rossi, Chico Salvina, Julio Rossi, Lopinho Araújo, Sebastião do João e Abadio do Carmo.



NACIONAL ESPORTE CLUBE
Fundado em 13 de maio de 1952
Campeão goiano da segunda divisão em 1967, 1981 e 1983
O único clube da cidade de Itumbiara que possui patrimônio, é o Nacional E.C, mas não tem  time de futebol disputando competições oficiais desde 1984, quando se afastou da disputa do campeonato goiano.
O patrimônio do nacional tem origem na permuta de um terreno onde está localizado hoje a praça Sebastião Xavier com outra área onde foi construído o Estádio Paranaíba. Em 1954, a Prefeitura do Município doou um terreno para a Associação Esportiva Itumbiarense e esta área foi repassada ao Nacional EC em 1956 no governo Arédio Borges Guimarães - UDN. A Associação Esportiva Itumbiarense inicialmente recebeu o terreno onde está a Praça Sebastião Xavier, fez uma permuta com a Prefeitura da área por outra no Bairro onde está localizado o Estádio Paranaíba e repassou esta área do Estádio Paranaíba para o Nacional EC.
O Nacional chegou a ser campeão da segunda divisão do campeonato goiano em 1967 e em 1970, deixou de atuar ao fazer uma fusão com o Goiasinho da cidade de Itumbiara e então formar o time do Itumbiara EC.
O Nacional voltou as atividades na década de 1980 e foi campeão em 1981 e 1983 da segunda divisão, mas em 1984 paralisou as atividades.
Em maio de 2013, os dirigentes do Nacional decidiram em Assembleia vender a área do Estádio Paranaíba por cerca de R$ 5,5 milhões e com estes recursos irá construir um Centro de Treinamento.

 
1967 - Em sua primeira participação na Segunda Divisão do Campeonato Goiano, sagrando-se Campeão.
1968 - Depois do campeonato, o clube afasta-se dos gramados.
1981 - Retorna ás competições e torna-se novamente Campeão da Segundona conquistando assim a vaga na Primeira Divisão.
1982 - O clube é rabaixado para a Segunda Divisão
1983 - Conquista, mais uma vez, o Campeonato Goiano da Segunda Divisão garantindo vaga na Primeirona.
1985 - Devido á irregularidades, o clube perde seus pontos e afasta-se do futebol.



 
 

ITUMBIARA E.C
Fundado em 04 de março de 1970
vice campeão goiano da segunda divisão em 1983
    campeão goiano da primeira divisão em 2008
 

No dia 4 de março de 1970, o Nacional Esporte Clube e Goiás Esporte Clube reuniram-se para tratar do afastamento de ambos das atividades profissionais junto à Federação Goiana de Futebol, cedendo seus patrimônios a título de empréstimos, à nova entidade que surgia: o Itumbiara Esporte Clube.

No dia 09 de março, às 19:30 horas, desportistas de Itumbiara sócios do Goiás e Nacional, reuniram-se no Salão Paroquial da Catedral de Santa Rita com a finalidade de fundarem nova agremiação. Às 21:30 horas, sob a presidência de Lucas Martins dos Santos, foi convocada nova Assembléia geral para eleger a primeira diretoria, apreciar os estatutos e escolher as cores do time. Estas ficaram sendo azul, que era do Goiás, vermelho do Nacional e branco, por ser das duas equipes.

O processo de criação de uma nova equipe, foi bastante discutido entre desportistas, cronistas esportivos e torcedores, o que acabou culminando no Gigante do Vale, ou tricolor da fronteira como é conhecido carinhosamente mencionado por todos aqueles que são amantes do futebol e que ao longo de seus 35 anos de existência o Itumbiara Esporte Clube, conseguiu proporcionar inúmeras alegrias a galera do sul de Goiás.

Primeiro Presidente: Modesto de Carvalho (1970)

Modesto de Carvalho - o Primeiro presidente
Construiu o Estadio JK em sua gestão 1973-1976
A equipe do Itumbiara Esporte Clube, filiou-se a Federação Goiana de Futebol no dia 06 de abril de 1970.

Para comemorar o surgimento do Itumbiara E.C., foi acertado um jogo amistoso para o dia 08 de março de 1970, com a equipe da Floresta, de Uberlândia segundo time da cidade mineira na época. Ao final do jogo placar mostrava um empate de 3x3, sendo o primeiro gol da história do Itumbiara anotado por Lindomar. Neste compromisso o tricolor alinhou com a seguinte formação: Adilson, Paulo Branco, Vavá, Darmem e Aderbal, Maciel, Tite, e Luizinho, Euripedes, Lindomar e Manezinho.

Após várias partidas amistosas no preparativo para o campeonato goiano, o Itumbiara fez sua estréia na competição no dia 4/6/70, jogando em casa com o América de Morrinhos, em partida disputada no Goiazinho e após o confronto o resultado era igual, de um gol para cada lado, onde Manezinho Garrote, foi o autor do primeiro gol em partidas oficiais do Itumbiara.

Em sua estréia no goianão, o Itumbiara formou da seguinte forma; Adilson, Expedito, Vavá, Darmem e Aderbal. Pacuzinho, Tite e Robertinho, Euripedes, Manezinho e Edson.





Aderbal - um dos primeiros jogadores do Itumbiara
Jogadores que marcaram:

Lindomar Martins da Silva, natural do povoado de Sarandi, município de Itumbiara, nasceu no dia 03/11/1947, tendo chegado para o Goiazinho aos 15 anos de idade, sendo profissionalizado um ano depois, jogando até 1970, quando surgiu o Itumbiara, agremiação que defendeu até julho do mesmo ano, abandonando o futebol prematuramente, preferindo cuidar de seus negócios particulares. Mesmo tendo atuado pouco pelo Itumbiara, Lindomar tem seu nome anotado nas páginas da história do clube, por ter sido o autor do primeiro gol da equipe do Gigante do Vale.

Manoel Antônio de Oliveira (Manezinho Garrote), nasceu no povoado do Campo Limpo, município de Itumbiara no dia 13/02/1947, já ao 11 anos era o ídolo maior da equipe do Estrelinha de nossa cidade, devido as grandes atuações proporcionadas em todas as partidas em que atuava e diante de todas estas exibições foi chamado por Jaime Rosa, para defender o time do Goiazinho.

Em 1968 foi contratado pelo Nacional, o grande rival do Goiazinho, contribuindo muito para que o Galo conseguisse se classificar para a segunda divisão do Estado de Goiás. Dois anos depois se transferiu para o Itumbiara, onde teve seu nome gravado na história do clube, como o autor do primeiro gol em partidas oficiais e abandonado o futebol de forma prematura, já que naquela época não oferecia uma boa remuneração.
Em 2002,  A equipe do Itumbiara caiu para a segunda divisão, assim como nos anos de 2010 e 2013.
Em 2008, foi campeão goiano da primeira divisão.


 
 

Equipe campeão em 2008


 O PATRIMONIO MUNICIPAL
Para as disputas do campeonato goiano, o time do Itumbiara utiliza o Centro de Treinamento inaugurado em 2009 e com investimentos de cerca de R$ 1,5 mi em obras com recursos do Ministério dos Esportes. O CT Adalberto Sousa e Silva tem cozinha e alojamento para toda a equipe de futebol.
O time conta ainda com a ajuda do município no transporte de atletas
Para transporte dos atletas, o clube conta ainda com a parceria da Prefeitura, que possui moderno ônibus.
 



 
 
 
 o complexo esportivo abriga também o Estádio JK com capacidade para 33 mil torcedores. Pertence ao município e foi inaugurado em 10 de dezembro de 1976.

 

 
 
 
 
REAL CLUBE
O REAL CLUBEfoi fundado em 1998 pelos amigos Ronei Freitas, hoje superintendente da Federação Goiana de Futebol e pelo ex-atleta Wellington Valadão, o Galo, ex-jogador do Itumbiara E.C. O supervisor atual do Atlético Clube Goianiense Mortoza, também auxiliou no inicio da equipe, que disputou o campeonato goiano entre os anos de 2001 a  2004. Hoje a equipe está desativada.

Um comentário:

  1. Seu blog me fez voltar ao tempo quando vi essa foto do Estádio Paranaíba e localizei os alojamentos dos atletas. Disputei o Campeonato Goiano de 1984 pelo Nacional. Fizemos uma modesta participação, ou seja, conseguimos não cair. 12 equipes, ficamos em 9º lugar com 19 pontos. Devo a minha presença e a minha participação no Nacional a família Montel. Agradeço imensamente a Jucelino Montel, suas irmãs, seus velhos pais, que me deram todo o suporte para que eu consegui ficar, me dando inclusive estadia, comida e amizade, pois eram uma família muito unida e acolhedora. Obrigado a todos. https://pt.wikipedia.org/wiki/Nacional_Esporte_Clube

    ResponderExcluir