domingo, 20 de abril de 2014

CONCLUÍDO PARTE DOS ESTUDOS DE VIABILIDADE TÉCNICA AEROPORTOS REGIONAIS

SECRETARIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL RECEBE 117 ESTUDOS DE VIABILIDADE TÉCNICA PARA INVESTIMENTOS EM AEROPORTOS REGIONAIS
Aeroporto de Itumbiara - disputa recursos no Programa da SAC


Data: 17/04/2014
Agora cabe à secretaria avaliar e aprovar a segunda etapa do processo. Ao todo, são 270 aeroportos parte do programa coordenado pela SAC.
O Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos, coordenado pela Secretaria da Aviação Civil (SAC), está saindo do papel após uma detalhada fase de planejamento. No último dia 10, o Banco do Brasil registrou a marca de 117 estudos de viabilidade técnica enviados à secretaria para análise. O número representa quase metade dos 270 aeroportos regionais incluídos neste projeto.

Como gestor, o banco é responsável pelas contratações das empresas que vão modernizar os terminais espalhados pelo Brasil. O investimento previsto de R$7,3 bilhões é oriundo do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

“Em um país como o nosso, que tem dimensões continentais, é necessário investir nos aeroportos que ficam fora das capitais. Só assim o brasileiro terá acesso fácil ao transporte aéreo. Além disso, é nossa preocupação que os passageiros sejam tratados como clientes, com atendimento de qualidade, conforto e segurança: temos que oferece ao país aeroportos compatíveis ao século 21”, defendeu o ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco.

O estudo de viabilidade técnica é o primeiro passo rumo às melhorias. A empresa projetista vencedora da licitação identifica as intervenções necessárias e o reaparelhamento de cada aeroporto. Esses documentos são enviados à SAC, que escolhe o cenário que mais se encaixa para cada caso e aprova a continuidade do processo.

As próximas etapas consistem na elaboração de estudos preliminares, estudos ambientais e do anteprojeto que vai garantir os subsídios à empresa de engenharia contratada pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que realizará as mudanças.

Histórico
Até agora, somente o aeroporto de Barreiras, na Bahia, recebeu autorização da SAC para iniciar as obras com os recursos do programa. O processo de Barreiras foi agilizado porque a Infraero já tinha um anteprojeto executivo pronto para o novo terminal e não havia empecilhos legais e ambientais para o início dos trabalhos. Além disso, o aeroporto de Barreiras está em boas condições e já é utilizado pela população local.

Ainda não há previsão dos próximos aeroportos que passarão para a segunda fase do programa.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Aviação Civil

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