sexta-feira, 18 de abril de 2014

ITUMBIARA GANHOU 3 MIL NOVAS MORADIAS POPULARES NOS ULTIMOS ANOS

NO PROXIMO MES DE MAIO, QUANDO SERÁ ENTREGUE O CONJUNTO MARIA LUIZA MACHADO, MUNICIPIO COMPLETA 3 MIL NOVAS CONSTRUÇÕES DE CASAS POPULARES EM ITUMBIARA
 
 
Conjunto Dionária Rocha - 415 casas em 2005
 
No próximo mês o município de Itumbiara vai completar a construção de três mil novas unidades habitacionais populares em parcerias com o governo federal e o governo do Estado de Goiás. Dez mil novos moradores ganharam uma casa própria e o investimento estimado hoje é de R$ 120 milhões, considerando os valores de R$ 40 mil por unidade repassados através do Programa Minha Casa Minha Vida do governo federal.
Primeira casa no Conjunto Alcides Rodrigues - 2007
 
O conjunto Dionária Rocha foi o primeiro a ser entregue em 2005, depois da construção passar por dois governos. Com recursos do governo federal e contrapartida do município, foram entregues com toda infraestrutura, cerca de 415 novas moradias.
Na parceria com o governo do Estado que inicialmente concedia um cheque moradia no valor de R$ 5 mil, o município complementava com outro cheque municipal no valor de R$ 2,8 mil, além de conceder o terreno e a infraestrutura, foram construídos conjuntos ou concluídos conjuntos como Dona Sinica, Selma de Angelis, Alcides Rodrigues, Santa Helena, Meia Ponte, Sarandi e Olintha Guimarães.
Nos últimos dois anos, foram construídas cerca de 1100 novas unidades através do programa Minha Casa Minha Vida, através de construtoras, que recebem cerca de R$ 40 mil para compra do terrenos e construção do imóvel. Esta modalidade atende famílias com renda de até R$ 1,6 mil por mês e que paga uma pequena parcela referente a construção. Com estes recursos foram construídos os conjuntos Dona Guri, Zenon Borges e Maria Luiza Machado.
Em outros tipos de parcerias foram construídas cerca de 340 novas moradias com recursos do FGTS no conjunto Morada dos Sonhos, onde o município entrou com os terrenos e a mão de obra, além da infraestrutura e equipamentos públicos, enquanto o contemplado com o programa de moradia popular paga também uma pequena parcela.
Através de emendas parlamentares foram construídas cerca de 100 unidades no conjunto Juca Arantes.
Além do forte incremento a geração de empregos na área de construção civil neste período, as novas moradias também contribuem par ao incremento do IPTU, já que cada imóvel com valor venal estimado em R$ 40 mil, gera todo ano cerca de R$ 600 mil com este tributo que tem alíquota de 0,5%.
 
CONJUNTO QUANTIDADE RECURSOS
DIONÁRIA ROCHA 415 CEF
JUCA ARANTES 1 100 EMENDAS
ZENON GUIMARAES 382 MINHA CASA MINHA VIDA
DONA SINICA 240 CHEQUE MORADIA
SANTA HELENA 196 CHEQUE MORADIA
CELMA DE ANGELIS 111 CHEQUE MORADIA
MEIA PONTE 69 CHEQUE MORADIA
ALCIDES RODRIGUES 138 CHEQUE MORADIA
OLINTHA GUIMARAES 219 CHEQUE MORADIA
SARANDI 45 CHEQUE MORADIA
DONA GURI 243 MINHA CASA MINHA VIDA
MORADA DOS SONHOS 340 CEF
LUIZA MARIA MACHADO 482 MINHA CASA MINHA VIDA
total 2980
 


 
DEFICIT HABITACIONAL VAI ZERAR COM MAIS 1250 NOVAS MORADIAS
Embora o cadastro municipal ainda conte com cerca de 6 mil inscritos nos programas habitacionais do município, através de Estudos do governo federal no Programa Minha Casa Minha Vida, o déficit habitacional deverá ser zerado com a construção de mais 1250 unidades, sendo que já estão aprovadas 580 novas moradias, que serão construídas ao lado da Estação de Tratamento de Água do Município.  O cadastro chega a este número porque pode estar inscritos vários membros de uma mesma família, além de outros que não atendem os requisitos do programa, como por exemplo, renda familiar acima de R$ 1,6 mil.
Através do programa do Estado Cheque Mais Moradia, que fornece R$ 20 mil para construção de uma casa popular, estão previstos mais 300 novas unidades, que também serão construídas ao lado da ETA.
Nos próximos dois anos também deverão ser concluídos os conjuntos Juca Arantes II e III que conta com recursos de emendas populares e que o município espera construir cada um com cerca de R$ 1,1 milhão por conjunto. Há ainda uma emenda para construção do Conjunto Morada Digna com 30 unidades.
Para fechar o conjunto Morada dos Sonhos, que conta com recursos do FGTS, serão construídas mais 160 unidades.
CONJUNTO    UNIDADES RECURSOS
MORADA DOS SONHOS III 160 CEF/FGTS
JUCA ARANTES II e III 200 EMENDAS
MINHA CASA MINHA VIDA 580 MINHA CASA MINHA VIDA
MORADA DIGNA 30 EMENDAS
CHEQUE MORADIA 300 CHEQUE MORADIA
1270
4250
NORMA GIBALDI 750
TOTAL 5000
 
Quando se leva em consideração a construção dos imóveis populares do conjunto Norma Gibaldi, entregue no início da década de 1990, o município atingirá com as novas construções o número de cinco mil imóveis, que representará 10% de todos imóveis da cidade e abrigará cerca de 15 mil moradores.
105 casas - Cheque Moradia - Conjunto Selma de Angelis -2006
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário