Por se tratar de um rio Federal, já que banha vários estados da federação, a captação de água bruta no Rio Paranaíba depende de autorização da União, conforme disposição da Constituição Federal de 1988.
O município de Itumbiara pretende mudar a captação de água bruto, hoje feita no Ribeirão Santa Maria, para um local acima do ponto onde deságua este ribeirão, com investimento superior a R$ 13 milhões que inclui os projetos já concluídos e a obra que já foi licitada.
O CAMINHO DAS ÁGUAS EM ITUMBIARA
A água bruta é captada hoje no Ribeirão Santa Maria em um ponto entre a GO 309 e o Rio Paranaíba. No local foi inaugurada em 1933 a primeira Usina Hidrelétrica na região que fornecia energia elétrica para Itumbiara.
Captação atual no Ribeirão Santa Maria
Depois de ser captada no Ribeirão Santa Maria a água segue através de adutoras até a Estação de Tratamento de água, localizada próxima ao Bairro São João.
O sistema atual de captação e tratamento atende mais de 90 mil habitantes em Itumbiara e a Estação de Tratamento de água tem capacidade para tratar até 280 l/s. Um dos motivos para a mudança seria o alto custo do tratamento devido a turbidez da água do Santa Maria.
Após feito o tratamento, a água tratada segue através de adutoras para os diversos reservatórios espalhados em vários pontos da cidade.
Reservatórios ao lado da BR 452 - 3 milhões de litros
o RIO PARANAÍBA
Um dos formadores do Rio Paraná, o PARANAÍBA nasce na Serra da Mata da Corda em Minas Gerais e percorre mais de 1170 km até desaguar na junção RIO GRANDE com o PARANÁ entre os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. No alto paranaíba com mais de 370 km de extensão passa pela cidade de Patos de Minas-MG. A cidade de Itumbiara está no médio paranaíba e a captação é pouco abaixo da Usina hidrelétrica de Itumbiara, localizada na divisa com a cidade mineira de Araporã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário