quarta-feira, 19 de março de 2014

PARA CAPTAR ÁGUA NO PARANAÍBA, MUNICÍPIO DE ITUMBIARA PRECISA DE AUTORIZAÇÃO FEDERAL

MUNICIPIO PRETENDE MUDAR CAPTAÇÃO DE ÁGUA PARA RIO PARANAÍBA

Por se tratar de um rio Federal, já que banha vários estados da federação, a captação de água bruta no Rio Paranaíba depende de autorização da União, conforme disposição da Constituição Federal de 1988.
O município de Itumbiara pretende mudar a captação de água bruto, hoje feita no Ribeirão Santa Maria, para um local acima do ponto onde deságua este ribeirão, com investimento superior a R$ 13 milhões que inclui os projetos já concluídos e a obra que já foi licitada.

O CAMINHO DAS ÁGUAS EM ITUMBIARA
A água bruta é captada hoje no Ribeirão Santa Maria em um ponto entre a GO 309 e o Rio Paranaíba. No local foi inaugurada em 1933 a primeira Usina Hidrelétrica na região que fornecia energia elétrica para Itumbiara.

         Captação atual no Ribeirão Santa Maria

Depois de ser captada no Ribeirão Santa Maria a água segue através de adutoras até a Estação de Tratamento de água, localizada próxima ao Bairro São João.


O sistema atual de captação e tratamento atende mais de 90 mil habitantes em Itumbiara e a Estação de Tratamento de água tem capacidade para tratar até 280 l/s. Um dos motivos para a mudança seria o alto custo do tratamento devido a turbidez da água do Santa Maria.
Após feito o tratamento, a água tratada segue através de adutoras para os diversos reservatórios espalhados em vários pontos da cidade.

                                         Reservatórios ao lado da BR 452 - 3 milhões de litros

o RIO PARANAÍBA
Um dos formadores do Rio Paraná, o PARANAÍBA nasce na Serra da Mata da Corda em Minas Gerais e percorre mais de 1170 km até desaguar na junção RIO GRANDE com o PARANÁ entre os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. No alto paranaíba com mais de 370 km de extensão passa pela cidade de Patos de Minas-MG. A cidade de Itumbiara está no médio paranaíba e a captação é pouco abaixo da Usina hidrelétrica de Itumbiara, localizada na divisa com a cidade mineira de Araporã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário