Sede da UEG em Itumbiara
No início da década de 1970 o governo de Ataíde Rodrigues Borges da ARENA criou a FUNISGO -Fundação Universitária do Sudoeste Goiano em Itumbiara mas não conseguiu aprovação para oferecer cursos de ensino superior. Naquela época funcionavam onze faculdades em todo Estado de Goiás.
Na década de 1980, no governo Waterloo Araújo-MDB a FUNISGO se transformou na FESIT - Fundação de Ensino Superior de Itumbiara, inicialmente oferecendo o curso de Ciências - Licenciatura curta e Agronomia a partir de 1985.
Com a década de 1990 vieram novas mudanças, já no governo Cairo Batista -PMDB, que iniciou a transferência da faculdade pública inicialmente em 1992 para administração por Lojas Maçônicas através da SOMA-FESIT e depois a partir de 1998 foi cedido as instalações e cursos como o de Administração para o ILES-ULBRA - Instituto Luterano com sede em Canoas no Rio Grande do Sul.
O novo século XXI marcou a volta do ensino público superior com a chegada da UEG, inicialmente através dos cursos de economia e história e mais recentemente a exclusão de História e acrescentando os cursos de Farmácia e Enfermagem. Em 2012 o polo de Itumbiara ganhou sede definitiva através de parcerias entre governos municipal e Estadual e agora se prepara para se tornar um cento de ensino voltado para a área de saúde.
O final da primeira década deste século marcou também a chegada do IFET - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia que já oferece os cursos superiores de Economia e Engenharia Elétrica.
Este século marca também o crescimento na oferta de vagas pelas instituições particulares, com a expansão de cursos pelo ILES-ULBRA que já oferece mais de uma dezena de cursos com destaque para as áreas de Direito, Psicologia e Contabilidade, a chegada do UNIFASC que também oferece o curso de Direito e também da UNOPAR que atua na área de cursos semipresenciais.
São mais de 40 anos de lutas para consolidação do ensino superior em Itumbiara, que ainda não é uma referencia no ensino superior público e nem tão completo na área privada, mas que conheceu grandes avanço, aumentando a oferta de vagas que não passava de 100 na década de 1980 para mais de 1200 nesta segunda década do século XXI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário