segunda-feira, 10 de junho de 2013

ESTUDO PARA RAMAL FERROVIÁRIO LIGANDO ITUMBIARA A QUIRINÓPOLIS ESTÁ PRONTO MAS OBRA PODE DEMORAR

RAMAL FERROVIÁRIO LIGANDO ITUMBIARA  A FERROVIA NORTE SUL FOI PEDIDO EM 2009 E ESTUDO DE VIABILIDADE ESTÁ CONCLUÍDO

Ramal ferroviário Itumbiara-Quirinópolis

A VALEC concluiu o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental da extensão de uma ramal ferroviário de 203 km ligando a cidade de Itumbiara a Ferrovia Norte Sul em Quirinópolis.
A discussão sobre esta ligação começou em 2009 em Audiência Pública na ULBRA, quando esteve presente o então presidente  da VALEC Juquinha das Neves, estatal responsável pela construção da Ferrovia Norte Sul.
A União através do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento prevê o investimento de mais de R$ 90 bilhões na construção de Ferrovias nos próximos 10 anos e agora Itumbiara deverá realizar o trabalho político para que seja acelerado os projetos executivos e assegurados os recursos para que finalmente a cidade conte com transporte Ferroviário.

Veja a notícia da VALEC sobre o ramal:

Buscando a integração da rede de transportes, a VALEC aprovou o EVTEA dos ramais de Quirinópolis/GO a Itumbiara/GO, com 203,3 km de extensão e o de Goiânia/GO-Anápolis/GO-Brasília/DF com 211,5 km de extensão.


A construção desses ramais possibilitará a saída da produção regional de soja, milho e açúcar e intensificará os fluxos de exportação e de importação, por meio do Porto Seco de Anápolis, para as cargas de veículos, equipamentos, fertilizantes e insumos agrícolas.

Os benefícios diretos da construção desses ramais são determinados pela redução dos custos de transporte, de emissão de poluentes e de acidentes, enquanto os indiretos são decorrentes do desenvolvimento social e econômico da região.
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Trecho da Ferrovia Norte a Sul

FERROVIA NORTE SUL
O traçado inicial da Ferrovia Norte-Sul previa a construção de 1.574 quilômetros de trilhos, cortando os estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. Com a Lei Federal 11.772, de 17 de setembro de 2008, que incorporou o trecho Açailândia (BA) e Anápolis (GO) – Panorama (SP) ao traçado inicialmente projetado, a Ferrovia Norte-Sul terá, quando concluída, 3.100 quilômetros de extensão. Mais recentemente, a VALEC foi autorizada a iniciar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental no prolongamento sul da Ferrovia, no trecho que irá de Panorama (SP) até o Porto de Rio Grande (RS), de cerca de 1.620 km.
Fonte: VALEC

2 comentários:

  1. ”Alternativa tecnicamente melhor entre Anápolis-GO e Panorama-SP de expansão e trajeto da ferrovia Norte Sul EF-267.”

    1ª fase Interligar a ferrovia N/S em GO com a FCA existente passando pelas cidades de Araguari, Uberlândia, Uberaba que hoje se encontram operando somente em bitola métrica, com a implantação de bitola mista, até o ponto de se encontrar com a larga em Campinas-SP.
    2ª fase Interligar em linha paralela com a N/S passando por Anápolis, Itumbiara-GO, Monte Alegre de Minas, Prata e Frutal-MG e adentrando pelo centro Norte de SP na cidade de Colômbia, e seguindo por Barretos, Bebedouro, Jaboticabal, até Araraquara -SP, por uma ferrovia existente já em bitola 1,6 m, ambos os trajetos (fases) como função de linhas troncos.

    Fica aí já definida uma potencial rota para trens regionais de passageiros de médio e longo percurso São Paulo - Brasília, passando por muitas destas cidades citadas entre outras, além de um trajeto coerente para cargas, (dupla função).

    Ligação MG com o porto da Bahia utilizando parte de trechos desativados no passado.

    Ramal de ligação do município de Lucas do Rio Verde-MT a Uruaçu-GO interligando com a N/S.

    Ramal de ligação de Bacarena / Belém-PA a Açailândia / São Luís-MA ~450 km interligando com a N/S, para navegação de cabotagem EF-151.

    Ligação de Porto Murtinho-MS a Panorama-SP ~750km e a partir daí interligando com a N/S, pelo interior de São Paulo até Colômbia por ferrovia existente com a N/S, EF-267.

    Não coloquei como prioridade 0ª fase a urgência da entrada em operação do trecho pronto da N/S que de tão obvio se torna um absurdo estas providencias.

    A maior parte destas propostas é a de se utilizar ao máximo os trechos ferroviários existentes que se encontram desativados ou subutilizados, e os trechos novos complementares se limitam a;

    1-Ligação fer. N/S Anápolis / Itumbiara-GO Colômbia-SP ~350 km.
    2-Ramal de ligação do município de Lucas do Rio Verde-MT a Uruaçu-GO interligando com a N/S.
    3-Ramal de ligação de Bacarena-PA ao Açailândia-MA ~450km para navegação de cabotagem interligando com a N/S.
    4-Ligação de Porto Murtinho-MS a Panorama-SP ~750km interligando com a N/S, pelo interior de São Paulo por ferrovia existente com a N/S, EF-267.

    Notas:
    Iª Com estas propostas ficam suprimidos os trechos Anápolis-GO / Estrela do Oeste –SP ~2255 km e Estrela do Oeste / Panorama-SP ~ 160 km.
    IIª Define a cidade de Panorama-SP de onde deve partir rumo ao Sul da continuação da fer. N/S.

    Este texto se complementa com o "Como conseguir 700 km de ferrovia a custo mínimo" de Paulo Roberto Filomeno

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  2. ”Alternativa tecnicamente melhor entre Anápolis-GO e Panorama-SP de expansão e trajeto da ferrovia Norte Sul EF-267.”

    1ª fase Interligar a ferrovia N/S em GO com a FCA existente passando pelas cidades de Araguari, Uberlândia, Uberaba que hoje se encontram operando somente em bitola métrica, com a implantação de bitola mista, até o ponto que se encontram com a bitola larga em Campinas-SP.

    2ª fase Interligar em linha paralela com a N/S passando por Anápolis, Itumbiara-GO, Monte Alegre de Minas, Prata e Frutal-MG e adentrando pelo centro Norte de SP na cidade de Colômbia, e seguindo por Barretos, Bebedouro, Jaboticabal, até Araraquara -SP, por uma ferrovia existente já em bitola 1,6 m, ambos os trajetos (fases) como função de linhas troncos.

    Fica aí já definida uma potencial rota para trens regionais de passageiros de médio e longo percurso São Paulo - Brasília, passando por muitas destas cidades citadas entre outras, além de um trajeto coerente para cargas, (dupla função).

    Ligação MG com o porto da Bahia utilizando parte de trechos desativados no passado.

    Ramal de ligação do município de Lucas do Rio Verde-MT a Uruaçu-GO interligando com a N/S.

    Ramal de ligação de Bacarena / Belém-PA a Açailândia / São Luís-MA ~450 km interligando com a N/S, para navegação de cabotagem EF-151.

    Ligação de Porto Murtinho-MS a Panorama-SP ~750km e a partir daí interligando com a N/S, pelo interior de São Paulo até Colômbia por ferrovia existente com a N/S, EF-267.

    Não coloquei como prioridade 0ª fase a urgência da entrada em operação do trecho pronto da N/S que de tão obvio se torna um absurdo estas providencias.

    A maior parte destas propostas é a de se utilizar ao máximo os trechos ferroviários existentes que se encontram desativados ou subutilizados, e os trechos novos complementares se limitam a;

    1-Ligação fer. N/S Anápolis / Itumbiara-GO Colômbia-SP ~350 km.
    2-Ramal de ligação do município de Lucas do Rio Verde-MT a Uruaçu-GO interligando com a N/S.
    3-Ramal de ligação de Bacarena-PA ao Açailândia-MA ~450km para navegação de cabotagem interligando com a N/S.
    4-Ligação de Porto Murtinho-MS a Panorama-SP ~750km interligando com a N/S, pelo interior de São Paulo por ferrovia existente com a N/S, EF-267.

    Notas:
    Iª Com estas propostas ficam suprimidos os trechos Anápolis-GO / Estrela do Oeste –SP ~2255 km e Estrela do Oeste / Panorama-SP ~ 160 km.
    IIª Define a cidade de Panorama-SP de onde deve partir rumo ao Sul da continuação da fer. N/S.

    Este texto se complementa com o "Como conseguir 700 km de ferrovia a custo mínimo" de Paulo Roberto Filomeno

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