sexta-feira, 31 de maio de 2013

AS PRIMEIRAS ELEIÇÕES DE SANTA RITA DO PARANAÍBA

SANTA RITA DO PARANAÍBA COMEÇOU COM 6 ELEITORES EM 1877 E CHEGOU A MAIS DE 600 QUANDO EMANCIPOU


Em 1877 tinham direito ao voto em Santa Rita do Paranaíba apenas 6 eleitores; O Padre Félix Fleury Alves do Amorim, seu irmão, o professor José Fleury Alves do Amorim, os membros da família Marquez capitão Manoel Martins Marques e seu irmão  Carlos Marquez e ainda os recém-chegados de Itaberaí Hermenegildo Lopes de Morais e Jacintho Brandão.
Em 1881, os eleitores do município aumentaram para 42 e atingiram cerca de 273 em 1890, conforme carta de Hermenegildo Lopes de Moraes ao jornal GOYAZ em 1890 a José Leopoldo de Bulhões Jardim.
A primeira eleição foi realizada em 1891, quando elegeu 20 deputados constituintes, tendo o coronel Hermenegildo Lopes de Moraes liderado a lista dos votos em duas sessões do Arraial de Santa Rita do Paranaíba.
Antes de alcançar a emancipação em 16 de julho de 1909, o distrito sob o comando do grupo político de Morrinhos que  tinha em Jacintho Brandão o representante, realizou várias eleições para presidente da República e do Brasil, eleições para o Congresso Goiano composto de deputados e senadores estaduais e para o Congresso Nacional composto por deputados e senadores federais, ocasião em que elegeram o Bacharel Hermenegildo Lopes de Moraes como primeiro deputado federal nascido em Santa Rita do Paranaíba.
O primeiro intendente nomeado foi Jacintho Brandão entre julho e dezembro de 1909, quando então foi escolhido entre os membros do Conselho Municipal de Intendência, Antônio Carapina para governar a cidade a partir de 1910, então emancipada e instalada.

As Leis eleitorais do período disciplinava que só os homens podiam votar e excluíram mulheres, mendigos, soldados praças e religiosos. Estima-se que apenas 5% da população teria direito ao voto e de serem elegíveis.

O processo eleitoral começava com o alistamento que era feito por funcionários do governo Estadual e a partir de 1904 através dos juízes municipais, também escolhidos pelos governadores, assim como as mesas eleitorais e juntas apuradoras. Após a eleição havia uma comissão de verificação do pleito que podia aprovar os eleitos ou fazer "degola". Não existia no período, a justiça eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário