terça-feira, 15 de outubro de 2013

LAGOS E PARQUES EM ITUMBIARA

MUNICÍPIO PLANEJA A CONSTRUÇÃO DE VÁRIOS LAGOS E PARQUES NA ÁREA URBANA DE ITUMBIARA


Lago da UEG - Alto da Modesto de Carvalho
 
Pelo menos seis parques e lagos estão planejados para o município de Itumbiara nos próximos anos. O primeiro que foi construídos tem como local o conjunto habitacional Dionária Rocha, mas não fica cheio o ano todo, necessitando a instalação de uma rede de água que possa proporcionar que seu leito tenha água o ano inteiro.
O lago mais bonito  foi entregue em 2012 quando da inauguração da unidade da Universidade Estadual de Goiás. Tanto o local, quanto o próprio lago foram investimentos do próprio município, que assinou convênio de parceria com o Estado de Goiás. Além destas participações, o município ainda participou diretamente com quase R$ 2 milhões em repasses diretos para a construção do prédio da Universidade.
Área de Preservação Ambiental - Olinta/Zenon
Ao lado do complexo esportivo que conta com Autódromo, Centro de Treinamento, Ginásio de Esporte e Estádio JK, deverá receber investimentos uma grande área de preservação ambiental, que ganhou mais de cinco mil moradores em vários conjuntos habitacionais que foram construídos nas imediações. Só pelo programa MINHA CASA MINHA VIDA fora mais de 600 unidades.
Uma das obras que já conta com projeto e cerca de R$ 2 milhões disponíveis para iniciar é o Parque Beija Flor ao lado da Avenida Modesto de Carvalho e Conjunto Dionária Rocha, mas que teve problemas na primeira Licitação, cujo contrato foi desfeito e será feita novo processo Licitatorio.
Futuro Lago do Beija Flor
 
Embora não conte ainda com recursos para complementar as obras do Parque ao lado do Conjunto Morada dos Sonhos e da Área de preservação ambiental do Cidade Jardim, são boas opções de investimentos na área do meio ambiente em Itumbiara, para consolidar o conjunto de seis obras previstas nesta área.
 
Área de Preservação Cidade Jardim

Parque Área do Morada dos Sonhos
 



2 comentários:

  1. Realmente Itumbiara está cheia de locais onde se diz "Áreas de Preservação Ambiental". Mas tenho certeza que nada tem sido feito para que realmente essas áreas sejam de preservação, apenas ouvimos falar de projetos e projetos que nunca saem do papel para se tornarem realidade e promessas e mais promessas de políticos que nunca são cumpridas.
    Um grande exemplo mesmo é o bairro Cidade Jardim, nas áreas de "Preservação Ambiental" desse bairro, a tempos atrás foram todas aterradas com lixo da cidade, basta cavar poucos metros nos terrenos, principalmente mais próximos da lagoa, para encontrar pneus, garrafas, sacos, e muito muito entulho mesmo. Sera que assim a área estava sendo preservada?
    Além de tudo, hoje essa área do Cidade Jardim é lugar para mais acúmulo de lixo, que moradores de outros bairros usam para realizar seus descartes. E nada tem sido feito para punir tais "Cidadãos", ou prevenir que isso ocorra. A área é toda coberta de mato e infestada de mosquitos que também invadem as residências do local. A lagoa do local, em tempos de chuva, transborda, inunda e cobre totalmente algumas ruas, chegando as vezes até invadir algumas residências. Além disso e do lixo, o local serve ainda para criação de animais rurais, já cheguei a contabilizar mais de 50 animais nesse local, que trazem mau cheiro a vizinhança, doenças e ainda provocam risco de acidentes, pois os animais as vezes transitam sobre as vias, onde algumas não possuem calçadas para os pedestres e nem iluminação, tornando o problema do bairro ainda mais crítico.
    Pergunto agora aos nossos administradores públicos, responsáveis por utilizar o dinheiro dos impostos absurdos, para empregar no desenvolvimento e manutenção da cidade. Será que em nossa cidade as áreas de "Preservação Ambiental" e os moradores próximos a essas áreas estão tendo a atenção adequada à suas necessidades? E esse bairro, Cidade Jardim, cujo a muitos anos sofre com o mesmo problema, nada será feito?
    Os morados querem ação, pois estão cansados de promessas de campanha e projetos que nunca são executados. Enquanto vemos outros bairros surgindo na cidade já com infraestrutura completa, outros bairros muito mais antigos em nossa cidade estão esquecidos e abandonados pelos governantes. Isso aumenta ainda mais nossa revolta, pois todos cumprem com suas obrigações tributárias da mesma forma, porém nem todos são beneficiados.
    Quanto tempo ainda temos que aguentar?
    Na minha opinião, essas áreas não estão sendo preservadas e muito menos o bem estar e direitos dos moradores próximos.
    Alô Governantes de Itumbiara, os moradores do Cidade Jardim pedem socorro!!!


    Rafael.
    Morador do Bairro Cidade Jardim
    rafael.soares.borges@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Como está a situação atualizada destes projetos dos lagos, parques e manutenção das áreas de preservação ambiental no município?

    ResponderExcluir