quarta-feira, 2 de outubro de 2013

CACHORROS ABANDONADOS SÃO JOGADOS NA PORTA DO CENTRO DE ZOONOSES

EM UMA SEMANA MAIS DE 20 CACHORROS FORAM ABANDONADOS NO CENTRO DE ZOONOSES DE ITUMBIARA

Em entrevista a Rádio Difusora nesta manhã, o coordenador do Centro de Zoonoses do município de Itumbiara, Celso Borges de Almeida Junior, afirmou que está sendo alto o abandono de filhotes de cachorros e que são deixados na porta do órgão semanalmente.
Segundo o diretor, este tipo de ação é criminosa e caso sejam identificados os autores, poderão sofrer processos judiciais.
Ainda na entrevista, Borges  afirmou que o veiculo que faz o trabalho de captura já está em funcionamento e que serão realizadas aleatoriamente em dias da semana algumas operações de capturas.
Em relação a questão da eutanásia canina que já foi realizada em  em outros tempos em números altos, agora só é feita em casos de doenças em fase crítica e que é cobrada a taxa de R$ 50,00 para elaboração do Laudo Veterinário, antes do procedimento.
Quanto aos animais vadios, o diretor reafirmou que não é responsabilidade do Centro de Zoonoses, mas de outros órgãos. Como exemplo cita que "Animal em via pública é de responsabilidade do órgão de trânsito", é o que dispõe o Código de Trânsito, disse o diretor, mas mesmo assim, o Centro de Controle de Zoonoses que foi criado para o controle da raiva, acaba executando esta função de captura dos animais vadios.
Quanto a carrocinha, não é para recolhimento de animais vadios, que embora ainda atue na cidade. A responsabilidade do dono. Este tipo de transporte deveria ser utilizado somente para a captura de animais doentes que podem afetar a saúde da população.
Quanto a vacinação dos animais realizada no ultimo final de semana, foram vacinados cerca de 14.300 animais, mas que a meta de 17 mil deverá ser atingida nos próximos dias.
Os moradores de Itumbiara poderão entrar em contato com o Centro de Zoonoses pelo telefone 3559-1001 e através de plantão pelo celular 9999.5053.

Nenhum comentário:

Postar um comentário