quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A MUDANÇA DE NOMES DAS RUAS, PRAÇAS E BAIRROS

AS LEIS MUDAM OS NOMES MAS A MEMÓRIA NÃO

A primeira resposta ao perguntar sobre o nome  da praça localizada ao lado do Hospital São Marcos, será que ela se chama São Sebastião, em homenagem a um santo da igreja católica. Mas, se o observador tiver o cuidado de ler a placa nos quatro cantos da praça, vai ter a impressão que o nome da mesma é Sebastião Xavier, empresário e líder político do PSD entre as décadas de 1930 e 1960. Nem um nome e nem o outro. Caso seja pesquisado a lei que deu o nome, assim também for perguntado aos familiares, a resposta correta é que a praça se chama Sebastião Xavier Junior, ex-prefeito do município no final da década de 1960.
Este é um exemplo clássico de um nome que foi mudado pela Lei na Câmara Municipal, mas que ficou na memória do cidadão com outra denominação diferente.

                           Praça Sebastião Xavier Junior - Itumbiara GO













Quando alguém deixa o centro da cidade pela rua Marechal Deodoro com sentido ao norte da cidade a partir do templo da Igreja Assembléia de Deus, vai encontrar um placa escrita que a rua se chama João Ribeiro Filho, mas se tiver em outro local e pergunta sobre onde fica esta rua, pouca gente irá responder corretamente. Mas se a pergunta for onde fica a Rua da Máquina, o endereço será facilmente localizado.

Outra rua que teve o nome guardado pela memória e que as placas e as leis não conseguem mudar é a Avenida Goiatuba, que se inicia logo após o término da Rua São Vicente, onde um dia foi localizado a antiga "Ford". As leis e as placas mudaram para Avenida Sinhozinho Andrade Ribeiro, mas o povo ainda conhece por Avenida Goiatuba, que corta o Bairro Social e segue em direção a Avenida Celso Maeda.
Subindo pela Avenida Goiatuba, há uma rotatória que em uma das ruas tem o busto de uma mulher. Alguns entenderão que é a Rua da Mãe, ou denominada um dia de Rua Maria Carneiro de Moura. Mas a rua que hoje abriga prédios públicos como o Fórum e o Ministério Público, passou a se chamar Papa João Paulo II.
Não são só as ruas e praças que tiveram os nomes trocados pela Lei e provocaram confusões na memória dos moradores. Até bairros tiveram os nomes modificados. Como o antigo Sebastião de Moura, que está em catálogos de endereços e ainda é informado pelos moradores, mas a Lei já deu outra denominação: hoje é Bairro José Domingos da Costa, ex-vice prefeito na década de 1970.
Assim, os parlamentares vão mudando os nomes das ruas, mas o povo soberano em manter a memória, guarda por décadas o nome preferido. Mudou na Lei, mas ficou o outro antigo na memórias das pessoas de Itumbiara.
 



Um comentário:

  1. Muito bom, com certeza essas informações são muito valiosas parara que não conhece a cidade

    ResponderExcluir