A primeira resposta ao perguntar sobre o nome da praça localizada ao lado do Hospital São Marcos, será que ela se chama São Sebastião, em homenagem a um santo da igreja católica. Mas, se o observador tiver o cuidado de ler a placa nos quatro cantos da praça, vai ter a impressão que o nome da mesma é Sebastião Xavier, empresário e líder político do PSD entre as décadas de 1930 e 1960. Nem um nome e nem o outro. Caso seja pesquisado a lei que deu o nome, assim também for perguntado aos familiares, a resposta correta é que a praça se chama Sebastião Xavier Junior, ex-prefeito do município no final da década de 1960.
Este é um exemplo clássico de um nome que foi mudado pela Lei na Câmara Municipal, mas que ficou na memória do cidadão com outra denominação diferente.
Subindo pela Avenida Goiatuba, há uma rotatória que em uma das ruas tem o busto de uma mulher. Alguns entenderão que é a Rua da Mãe, ou denominada um dia de Rua Maria Carneiro de Moura. Mas a rua que hoje abriga prédios públicos como o Fórum e o Ministério Público, passou a se chamar Papa João Paulo II.
Não são só as ruas e praças que tiveram os nomes trocados pela Lei e provocaram confusões na memória dos moradores. Até bairros tiveram os nomes modificados. Como o antigo Sebastião de Moura, que está em catálogos de endereços e ainda é informado pelos moradores, mas a Lei já deu outra denominação: hoje é Bairro José Domingos da Costa, ex-vice prefeito na década de 1970.
Assim, os parlamentares vão mudando os nomes das ruas, mas o povo soberano em manter a memória, guarda por décadas o nome preferido. Mudou na Lei, mas ficou o outro antigo na memórias das pessoas de Itumbiara.
Muito bom, com certeza essas informações são muito valiosas parara que não conhece a cidade
ResponderExcluirNão deveria nunca mudar nomes de ruas, praças ou bairros, porque quando isso acontece as pessoas que vivem aqui a anos ficam perdidas em sua própria cidade e sem contar que é um grande desrespeito com os moradores.
ResponderExcluir