sexta-feira, 17 de maio de 2013

ITUMBIARA PRECISA DE RECURSOS PARA MUDANÇA DO ATERRO SANITÁRIO

NO MOMENTO EM QUE DISCUTE SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS EM CONFERÊNCIA, MUNICÍPIO DE ITUMBIARA NECESSITA DE MAIS DE R$ 5 MILHÕES PARA MUDAR ATERRO SANITÁRIO DE LUGAR


Aterro atual tem maior proximidade com  lençol freático


Desde o inicio do governo Luiz Moura - PSDB nos anos de 2001 a 2004 que o município de Itumbiara debate sobre melhoras no Aterro Sanitário. Naquela época chegou-se a ser aprovado cerca de R$ 400 mil para iniciar os estudos, mas uma empresa chegou a ser contratada e não concluiu e os recursos acabaram sendo devolvidos no governo seguinte, diante da impossibilidade de futuras prestações de contas.
No governo seguinte fez-se os estudos necessários e foi comprovada a necessidade de mudança, sendo feito novo projeto e realizada a compra de um terreno com mais de 5 alqueires junto ao trevo que dá acesso a Cachoeira Dourada nas margens da BR 452, mas faltam os recursos necessários para a execução de obras e transferência do Aterro Sanitário.
A mudança do Aterro de lugar permitirá  um melhor tratamento dos resíduos sólidos, inclusive industriais, além de incentivar a  criação de Cooperativa para recicladores.
O atual aterro que é controlado e está localizado também na BR 452 entre o viaduto da Maeda na BR 153 e trevo da Pionner não está localizado em uma área adequada para a proteção do meio ambiente, principalmente em relação a contaminação do lençol freático do município.
A Conferência Municipal que será realizada no dia 21 de maio deve discutir a produção e o consumo sustentável dos resíduos sólidos no Município, redução do impacto ambiental e a geração de emprego renda no manejo dos resíduos sólidos entre outros assuntos, dentro da Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

O QUE É LENÇOL FREÁTICO

Por Caroline Faria
O lençol freático é caracterizado como um reservatório de água subterrânea decorrente da infiltração da água da chuva no solo nos chamados locais de recarga.
Abaixo dele há o que chamamos de zona de saturação: local onde o solo (ou rochas) está encharcado pela água e que constitui o limite inferior do lençol freático; e, como limite superior do lençol, existe a zona de aeração: local onde os poros do solo (ou rochas) estão preenchidos parte por água e parte por ar.
O lençol freático é diretamente afetado pela topografia  e vegetação do local onde se encontra. Seu formato é delineado de acordo com o relevo do terreno e o tipo de rochas e sua vazão varia de acordo com a vegetação, as características do terreno, a vazão de descarga e a quantidade de chuvas.
A vegetação influi no lençol freático principalmente nos locais de recarga. É ela que permite que a água das chuvas escorra lentamente pela superfície do solo evitando a erosão, e faz com que a temperatura se mantenha relativamente baixa, evitando a evaporação muito rápida, o que prejudicaria a infiltração.
Os lençóis freáticos são um tipo de reservatório das águas subterrâneas chamados, também, de “aquíferos artesianos livres”: aquífero  é uma massa rochosa que acumula água em quantidade elevada devido à alta porosidade e permeabilidade do solo (ou rochas) onde se encontra. Quando eles se encontram a uma pressão elevada, maior que 1 atm (atmosfera), dá-se o nome de “artesianos”. Os “artesianos livres” são aqueles que possuem pressão atmosférica igual a da superfície.
Essa diferença de pressão entre um tipo e outro de reservatório subterrâneo se deve a ocorrência de desnível da superfície do aquífero e do confinamento de uma ou mais camadas de baixa permeabilidade que fazem pressão sobre o líquido acumulado.
Nos lençóis freáticos ou “aquíferos artesianos livres” não há confinamento, a água flui livremente e, eles geralmente se encontram há uma profundidade não muito grande. Quando isso ocorre e eles se encontram muito próximos a superfície, pode acontecer da água “brotar” formando uma nascente.
Os reservatórios subterrâneos geralmente têm uma água bastante limpa devido à filtração natural que ela sofre ao escorrer pelo solo poroso. Tanto é que as águas minerais podem ser consumidas sem necessidade de tratamento. Mas, nas grandes cidades, ou mesmo no campo devido ao uso de agrotóxicos, a qualidade da água presente nos lençóis freáticos é bastante prejudicada, principalmente junto aos lixões.
Fontes
http://www.unb.br
http://www.ecivilnet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário