quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

COM MENOS CHUVAS, CASOS DE DENGUE SÃO REDUZIDOS EM ITUMBIARA


FALTA DE CHUVAS E REDUÇÃO DE CASOS DA DENGUE EM ITUMBIARA

 

Por um lado a falta de chuva vai provocar perdas na Agricultura, redução de água no reservatório da Usina Hidrelétrica de Itumbiara, alta de preços e outras consequências, mas no caso da dengue, provocou uma redução que saiu de quatro dígitos no mês de janeiro de 2013 quando foram notificados mais de  1394 casos para apenas 18 casos no mês de janeiro de 2014. O índice de infestação apurado através de levantamento  de domicílios feito pelos agentes de endemias constatou que   também caiu em relação ao ano passado de 6 para 3 ou de alto para medio risco de infestação e que coloca o município em situação de alerta. O ano de 2014 foi marcado com índice histórico de 6871 notificações, o mais alto de todos os tempos. As informações foram dadas hoje no programa “Itumbiara ao meio dia” da Rádio Paranaíba pela Superintendente de Endemias do Município. Luciana Goulart.

Outro lado positivo da questão é que vai permitir ao município fazer nova Licitação para contratação de tratores para ajudar na operação de roçagem, já que uma anterior não foi homologada.

Entidades ligadas ao combate ao mosquito vão se reunir hoje no auditório do NABS a partir das 14 horas para tratar do assunto.

As chuvas foram reduzidas no mês de janeiro com pouco mais de um quarto do esperado, já que em 2013 superou 215 mm  e neste ano foi pouco mais de 60 mm.
Com tão poucos casos de dengue neste inicio de ano em Itumbiara, situação atípica para o período, ficou raro encontrar um cidadão que foi picado pelo mosquito da dengue e contraiu a doença em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário