segunda-feira, 4 de março de 2013

COM DOIS DISTRITOS INDUSTRIAiS, ITUMBIARA QUER DIVERSIFICAR PARQUE INDUSTRIAL


O DIAGRI PERTENCE AO ESTADO E ESTÁ SENDO ADMINISTRADO PELO MUNICIPIO QUE CRIOU NO ANO PASSADO NOVO DISTRITO INDUSTRIAL IDELFONSO LIMIRIO GONÇALVES

DIAGRI


O DISTRITO AGROINDUSTRIAL DE ITUMBIARA – DIAGRI , foi criado pelo Estado de Goiás há mais de 30 anos tem área de 25 alqueires ou mais de 1,2 milhão de m2  onde estão instaladas cerca de 10 empresas em funcionamento ocupando 1/3 da área total.

O Distrito está desde o ano de 2005 cedido ao município pela empresa estatal goiana Goiasindustrial, que se encontra em processo de Liquidação.

Com a exploração do Distrito, o município arrecadou só ano passado mais de R$ 900 mil, valor 50% maior do que foi arrecadado em 2011. Estes recursos são oriundos da venda de água as empresas instaladas no Distrito.

As empresas

A BRF FOODS, empresa do ramo de lácteos é a principal unidade instalada no Distrito do Estado, que tem ainda : AÇOFERGO  - Ferro e aço, BOA SAFRA e TERRA SANTA – Adubos,  JACINTO – Tubos de cimento,  Cooperativa de Algodão, Kenji Alimentos e EACO.

Há grande disponibilidade de terrenos neste distrito que podem ser comercializados a preços subsidiados.
DISTRITO MUNICIPAL IDELFONSO LIMIRIO GONÇALVES

 Contando com área praticamente do dobro do DIAGRI, ou cerca de  2,4 milhões de M2, este novo distrito que leva o nome de um pioneiro na área de produtos farmacêuticos(Néo Quimica e Hipermarcas) no Daia de Anapolis e que faleceu em 2011, está recebendo as unidades da STEMAC – Geradores, que se encontra próxima de entrar em funcionamento  e da SUZUKI – fábrica de automóveis, que inicialmente está produzindo seus veículos em Catalão e que prometeu em breve retomar a conclusão da unidade de Itumbiara.

Enquanto no DIAGRI sobra água, principal produto comercializado e que gera renda para administração do Distrito, no segundo distrito não há tanta facilidade de obtenção do produto, que deverá ser buscado através de poços artesianos, que só possibilita a obtenção de água em níveis mais profundos. Faltam ainda infraestrutura que deverá ser construída no futuro, como pavimentação e Iluminação, presentes no DIAGRI.


RECEITAS DO DISTRITO AGROINDUSTRIAL DE ITUMBIARA
ANO VALOR
2012 995.764,18
2011 673.734,76
2010 646.943,09

Nenhum comentário:

Postar um comentário