Cemitério Parque da Saudade - 6 mil sepulturas
A área mais valorizada de Itumbiara não é a Beira Rio, cujos imóveis podem chegar a R$ 6 mil por m2 na hora de vender, mas sim o m2 do Cemitério Avenida da Saudade, inaugurado em 1919 e onde estão sepultadas as pessoas das famílias mais tradicionais do Município. É nele que contém túmulos como dos intendentes municipais Sidney Pereira de Almeida, Rui Pereira de Almeida, Carlos Márquez, Adelino Lopes de Moura e dos prefeitos Arédio Borges Guimarães, orestes Borges Guimarães, Floriano de Carvalho, Sebastião Xavier, João Rocha, Ataíde Borges, Modesto de Carvalho e Luiz Moura.
Embora já tenha mais de 94 anos, o Cemitério não possui controle informatizado dos sepultamentos e todos são anotados em um velho livro, desde o ano de 1943. Os registros anteriores foram perdidos. O Controle é da Secretaria de Ação Urbana do Município.
Em pesquisa realizada no ano de 2008, constatou que a comercialização de um túmulo neste cemitério pode alcançar o valor de R$ 12 mil feitas entre particulares, já que não há espaço disponível para comercialização pelo Município.
O município também possui outro Cemitério, que foi inaugurado em 1978 e deveria ser parque, mas com o tempo foram sendo construídas pequenas casinhas e depois de cerca de 6 mil sepultamentos, o município tenta agora proibir a construção destas casinhas do outro lado da rua principal de entrada, que divide o Cemitério ao meio. Agora só é permitido pequenas lápides.
Estima-se que existam 14.600 sepulturas em Itumbiara, sendo 8.600 no Cemitério Avenida da Saudade e 6 mil no cemitério Parque da Saudade. Todo ano são feitas 200 novas sepulturas e em cerca de 400 são trocadas os moradores.
Prezado Nilson Freire,
ResponderExcluirEmbora passados 9 meses de sua matéria a respeito dos Cemitérios municipais de Itumbiara, lamentável constatar que a situação continua a mesma. Moro em Goiânia e no dia 30.03.2014 (domingo) estive no Cemitério Avenida da Saudade para visitar o túmulo de um ente querido, falecido em 1990, porém, após procurar por volta de 2 horas, não localizei o túmulo. Infelizmente fui informada por um funcionário o que vc já relatou, que o Cemitério não possui controle informatizado e que os registros ficam anotados em livros antigos em uma Secretaria na Prefeitura Municipal, inclusive que alguns livros foram "extraviados". O descaso das "Autoridades" responsáveis continua...