Técnico Aderbal Lana - hoje no Nacional-AM - Chegou em Itumbiara em 1970
Um pouco de historia do
time do Itumbiara
Fonte: WWW.futebolnacional.com.br
No dia 4 de
março de 1970, o Nacional Esporte Clube e Goiás Esporte Clube reuniram-se para
tratar do afastamento de ambos das atividades profissionais junto à Federação
Goiana de Futebol, cedendo seus patrimônios a título de empréstimos, à nova
entidade que surgia: o Itumbiara Esporte Clube.
No dia 09 de março, às 19:30 horas, desportistas de Itumbiara sócios do Goiás e Nacional, reuniram-se no Salão Paroquial da Catedral de Santa Rita com a finalidade de fundarem nova agremiação. Às 21:30 horas, sob a presidência de Lucas Martins dos Santos, foi convocada nova Assembléia geral para eleger a primeira diretoria, apreciar os estatutos e escolher as cores do time. Estas ficaram sendo azul, que era do Goiás, vermelho do Nacional e branco, por ser das duas equipes.
O processo de criação de uma nova equipe, foi bastante discutido entre desportistas, cronistas esportivos e torcedores, o que acabou culminando no Gigante do Vale, ou tricolor da fronteira como é conhecido carinhosamente mencionado por todos aqueles que são amantes do futebol e que ao longo de seus 35 anos de existência o Itumbiara Esporte Clube, conseguiu proporcionar inúmeras alegrias a galera do sul de Goiás.
No dia 09 de março, às 19:30 horas, desportistas de Itumbiara sócios do Goiás e Nacional, reuniram-se no Salão Paroquial da Catedral de Santa Rita com a finalidade de fundarem nova agremiação. Às 21:30 horas, sob a presidência de Lucas Martins dos Santos, foi convocada nova Assembléia geral para eleger a primeira diretoria, apreciar os estatutos e escolher as cores do time. Estas ficaram sendo azul, que era do Goiás, vermelho do Nacional e branco, por ser das duas equipes.
O processo de criação de uma nova equipe, foi bastante discutido entre desportistas, cronistas esportivos e torcedores, o que acabou culminando no Gigante do Vale, ou tricolor da fronteira como é conhecido carinhosamente mencionado por todos aqueles que são amantes do futebol e que ao longo de seus 35 anos de existência o Itumbiara Esporte Clube, conseguiu proporcionar inúmeras alegrias a galera do sul de Goiás.
Primeiro Presidente: Modesto de Carvalho (1970)
A equipe do Itumbiara Esporte Clube, filiou-se a Federação Goiana de Futebol no dia 06 de abril de 1970.
Para comemorar o surgimento do Itumbiara E.C., foi acertado um jogo amistoso para o dia 08 de março de 1970, com a equipe da Floresta, de Uberlândia segundo time da cidade mineira na época. Ao final do jogo placar mostrava um empate de 3x3, sendo o primeiro gol da história do Itumbiara anotado por Lindomar. Neste compromisso o tricolor alinhou com a seguinte formação: Adilson, Paulo Branco, Vavá, Darmem e Aderbal, Maciel, Tite, e Luizinho, Euripedes, Lindomar e Manezinho.
Após várias partidas amistosas no preparativo para o campeonato goiano, o Itumbiara fez sua estréia na competição no dia 4/6/70, jogando em casa com o América de Morrinhos, em partida disputada no Goiazinho e após o confronto o resultado era igual, de um gol para cada lado, onde Manezinho Garrote, foi o autor do primeiro gol em partidas oficiais do Itumbiara.
Em sua estréia no goianão, o Itumbiara formou da seguinte forma; Adilson, Expedito, Vavá, Darmem e Aderbal. Pacuzinho, Tite e Robertinho, Euripedes, Manezinho e Edson.
Jogadores que marcaram:
Lindomar Martins da Silva, natural do povoado de Sarandi, município de Itumbiara, nasceu no dia 03/11/1947, tendo chegado para o Goiazinho aos 15 anos de idade, sendo profissionalizado um ano depois, jogando até 1970, quando surgiu o Itumbiara, agremiação que defendeu até julho do mesmo ano, abandonando o futebol prematuramente, preferindo cuidar de seus negócios particulares. Mesmo tendo atuado pouco pelo Itumbiara, Lindomar tem seu nome anotado nas páginas da história do clube, por ter sido o autor do primeiro gol da equipe do Gigante do Vale.
Manoel Antônio de Oliveira (Manezinho Garrote), nasceu no povoado do Campo Limpo, município de Itumbiara no dia 13/02/1947, já ao 11 anos era o ídolo maior da equipe do Estrelinha de nossa cidade, devido as grandes atuações proporcionadas em todas as partidas em que atuava e diante de todas estas exibições foi chamado por Jaime Rosa, para defender o time do Goiazinho.
Em 1968 foi contratado pelo Nacional, o grande rival do Goiazinho, contribuindo muito para que o Galo conseguisse se classificar para a segunda divisão do Estado de Goiás. Dois anos depois se transferiu para o Itumbiara, onde teve seu nome gravado na história do clube, como o autor do primeiro gol em partidas oficiais e abandonado o futebol de forma prematura, já que naquela época não oferecia uma boa remuneração.
Um dos momentos mais trágicos da história do Itumbiara Esporte Clube, foi a morte do jogador Geraldo, em uma partida disputada na cidade de Jataí contra a equipe local.
POR ONDE ANDAM OS PROFISSIONAIS DA PRIMEIRA GERAÇÃO
Veja alguns atletas que nasceram na região ou vieram para Itumbiara e ficaram nas décadas d 1970 e 1980
PROFISSIONAIS DO TIME DE ITUMBIARA
DÉCADA DE 1970
Aderbal Lana - Destacou-se como técnico no Estado do Amazonas onde atua até hoje. Já treinou várias equipes da capital de Goiás
Darmen Diniz - Servidor aposentado da Câmara Municipal
Expedito - Funcionário de Furnas e pode ser encontrado nas missas dominicais na Catedral de Santa Rita de Cássia
Lindomar - Tornou-se empresário e hoje com problemas de saúde, locomove com dificuldades
Manoel Garrote - Tornou-se vereador, mas hoje não atua mais na política
Paulo Branco - Hoje é música da Banda de Santa Rita de Cássia
Goleiro Valtinho - Tem atividades em Itumbiara
Bill - faleceu no ano de 2002 em Goiânia na travessia da BR 153 quando foi atropelado. Foi artilheiro do campeonato goiano em 1983 pelo Atlético GO e no ano de 1984 atuou pelo Vila Nova. Jogou ainda no Vasco da Gama.
Juci Tenório - falecido há alguns anos
Bill Bola Branca foi um dos maiores atletas que já passou por Itumbiara. Depois atuou nas equipes da capital de Goiás (Goiania, Vila e Atletico) e foi até para o Vasco da Gama, Internacional e depois para o exterior, onde atuou no América do Mexico. A ele são atribuídas algumas frases de impacto no futebol, como relata Randall Ferreira:
Em homenagem ao Bill, as 5 melhores histórias dele ou a ele atribuídas:
1- O Goiânia ia jogar contra o Remo, em Belém e, perguntado sobre a importância da partida, o Bill assim respondeu: "A espectativa é grande, principalmente por jogar na cidade onde Jesus nasceu..."
2- "Bill, o que você achou do jogo?" "Eu não achei nada, mas o Zé Krol achou uma correntinha de ouro no gramado"
3- O Bill tomou um táxi e, quando viu o valor da corrida disse ao motorista: "olha, deu 15 reais mas eu só tenho 10, dá procê dar uma ré de R$ 5?"
4- O Bill estava construindo a casa e disse: "agora só falta comprar o azulejo, mas se não tiver eu compro amarelejo, vermelhejo..."
5- O time do Goiânia foi jogar em RioVerde e perderam por 1 X 0, gol do centro avante Radar. Na volta, um guarda parou o Bill e o multou por excesso de velocidade. "Mas como o senhor sabia que eu estava correndo?" "O radar avisou" "que cara desgraçado, faz gol na gente, toma nosso bicho e ainda me deda!"
Bill, folclórico artilheiro, uma mistura de Serginho Chulapa com Dadá Maravilha, tenha que morrer na miséria, atropelado de bicicleta e fazendo bico de servente de pedreiro... (Randall Ferreira Neto).
A DÉCADA DE 1980
Goleiro Donizete - é motorista de caminhão em uma empresa de Itumbiara
Laterais
Pedrinho, trabalha em uma empresa de Itumbiara
Rufino - Professor escolinha de futebol
Zezinho -Morava no Bairro Planalto e faleceu há pouco tempo
Osmar Galé - Mora em Araporã MG
Zé Valdo - Trabalha em uma empresa de materiais de construção em Itumbiara e atua no futebol amador
Zagueiros
Paulo Dama - servidor público contratado
Lima - servidor público contratado
Volantes
Souza - servidor da Câmara Municipal e professor de escolinha de futebol
Donato - servidor público do Município
Oldair Tito - empresário no município de Itumbiara
Péricles - Pecuarista em Itumbiara
Bila - Trabalha em Itumbiara
Jean Carlo - Trabalha em Itumbiara
Atacantes
Paulo César Chiqueirinho - empresário em Itumbiara
Serginho - Mora em Itumbiara
Japão - mora em Itumbiara
Galo - Professor de Educação física, atua no rádio como comentarista e ainda ativo no futebol amador
Ricardo Boiadeiro -empresário e atua ainda no futebol amador
Cacá - servidor da Saneago em Itumbiara
Toinho - servidor público na Prefeitura
Ronisvon - empresário em Itumbiara
Maciel - empresário em Itumbiara
Massagistas
Bolinha - ainda atua na área e mora em Itumbiara
Alair - Falecido
Dois times com os nomes idênticos no mesmo estado, isso pode? Goiás esporte clube
ResponderExcluirPode sim desde que um seja verde eo outro seja branco
ResponderExcluirparabéns nilson freire por ter um acervo tão rico pena que os dirigente não leva o futebol profissional de itumbiara a serio e posso te afirmar com certeza que talvez e com essas pessoas que comanda nosso futebol talvez nào mais disputaremos uma serie do futebol goiano...
ResponderExcluirNÃO SABERIA O NOME COMPLETO DO EXPEDITO ???..........
ResponderExcluirEURIPEDES É O MESMO QUE JOGOU NO GOIÁS ???????????
ResponderExcluir