sábado, 2 de novembro de 2013

MORRE NEGO MARQUEZ, HOMEM DE FAMÍLIA TRADICIONAL NO SÉCULO XIX EM SANTA RITA DO PARANAÍBA

COM 90 ANOS, DAMASO MARQUEZ, O NEGO MARQUEZ, FALECEU ONTEM EM ITUMBIARA
DAMASO MARTINS MARQUEZ (Avô de Nego Marquez) com os filhos


Está sendo velado na Loja Maçônica Cruzeiro do Sul e vai ser sepultado logo mais as 16 horas no Cemitério Avenida da Saudade, Damaso Marquez,  que faleceu ontem aos 90 anos de idade.

Nego Marquez era filho do Major Carlos Marquez, intendente em Santa Rita do Paranaíba na década de 1920 e de Polica Marquez.
Sua família foi uma das mais importantes em Santa Rita do Paranaíba na segunda metade do século XIX.

A FAMÍLIA MARQUEZ

O capitão Manoel Martins Marquez e Hippolita Maria de Nazareth chegaram a Santa Rita do Paranaíba vindo de Uberaba em Minas Gerais por volta de 1840. Tiveram cinco filhos, sendo José Martins Marquez, Major Carlos Martins Marquez, Tibúrcio Martins Marquez, Damaso Martins Marquez e Francisca Carolina de Nazareth Moraes, que se tornaria uma das mulheres mais ricas de Goias em 1905, quando da morte de seu esposo o Coronel Hermenegildo Lopes de Moraes.

Nego Marquez era neto de Damaso Martins Marquez, comerciante tradicional de Uberlândia, onde foi vereador no final do século XIX e fundou um Loja Maçônica naquela cidade. Vindo para Santa Rita do Paranaíba, onde se tornou também comerciante tradicional, Damaso teve os filhos Américo Martins Marquez, Maria Alexandrina Marquez que se casou com o coronel Azarias Machado, Messias Alexandrina Marquez que se casou com o coronel Jacintho Brandao, Isaura Marques Branquinho, Hippolito Martins Marquez e Major Calos Marquez, o pai de nego Marquez.
É também membro da família a primeira miss Goiás em 1939 Jussara Marquez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário