quinta-feira, 6 de agosto de 2020

AS DEZ MARAVILHAS DE ITUMBIARA - NONA - OS PALÁCIOS

PALÁCIO 12 DE OUTUBRO, DAS ÁGUAS E DA CULTURA
Palácio 12 de outubro - sede do governo municipal a partir de 2009

A Prefeitura do Município de Itumbiara teve sua primeira sede na  antiga Rua do Comércio, hoje Marechal Deodoro, onde sediaria mais tarde o primeiro clube recreativo, na antiga Santa Rita do Paranaíba. A partir de 1925, o intendente Sidney Pereira de Almeida  mudou a sede para o prédio, onde hoje é a sede do CPT - Clube do Pequeno Trabalhador, locado ao município para funcionamento de uma escola municipal. Na década de 1960, a sede do município inicialmente funcionava no local que se tornou a Praça Pedro Ludovico, junto ao Ribeirão Trindade, que foi demolido devido as enchentes constantes na área. No governo Sebastião Xavier Júnior foi construída o Palácio Castelo Branco entre 1967 e 1969 na Praça da República. A última sede, que é o Palácio 12 de outubro, foi o Hotel de Furnas na década de 1970, que foi cedido ao município e adaptado entre 2006 e 2009 para ser a nova sede do governo municipal.

Vista aérea do Palácio 12 de outubro





PALÁCIO DA CULTURA

No ano de 2005, Zé Gomes da Rocha conseguiu, junto ao governo do estado de Goiás, um prédio na área central e no seu planejamento deveria sediar a Biblioteca Municipal, o Museu Municipal e Academia Itumbiarense de Letras e Artes, assim como a sede da Secretaria Municipal de Cultura, fato que se concretizou no Centenário da cidade de Itumbiara.

            Antes de investir R$ 150 mil para fazer as adaptações para receber os novos órgãos, a Biblioteca Municipal estava improvisada em um prédio da Igreja Católica na Praça da República e o Museu e Academia funcionavam na Casa de Cultura que necessitava de reformas, que pelo alto custo (R$ 500 mil), não foram realizadas até o ano de 2018.

O prédio tem 2 pavimentos, sendo no térreo utilizado pelo Museu Major Militão Pereira de Almeida e sede da Academia Itumbiarense de Letras e Artes. O primeiro pavimento localiza a Biblioteca Municipal e no segundo pavimento encontra-se vazio a espera de uma reforma. A área é de 631,42 m2, sendo a frente pela Rua Santa RIta com 27,30 m e no lado da Praça Pedro Ludovico 18,75m.

Até 2009, a Biblioteca Municipal funcionava em prédio locado na Praça da República. A AILA - Academia Itumbiarense de Letras e Artes e o Museu, estavam sediados na Casa de Cultura, antiga casa de visita de Furnas.

 





PALÁCIO DAS ÁGUAS - NA ORLA DO RIO PARANAÍBA
O projeto da Praça das águas que conta com o Palácio das Águas e também uma praça em frente uma universidade no final da Avenida Beira Rio, faz parte do projeto de revitalização da Avenida Beira Rio, feito em 2006, cuja obra foi inaugurada em 2009. O local foi concebido para o estudo da água na região. Sedia a Secretaria de Turismo e já contou com a escola de saneamento básico da Saneago na Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário