quinta-feira, 1 de maio de 2014

HOMENS E OBRAS NAS CONSTRUÇAO DE ITUMBIARA - IMPÉRIO

OBRAS DO SÉCULO XIX NOS TEMPOS DE SANTA RITA DO PARANAÍBA

Para entender como surgiu o município de Itumbiara, através do acesso a documentos de cartórios e da Igreja, é preciso fazer uma viagem no tempo e conhecer as primeiras construções que não são mostradas na história oficial, publicada pelo IBGE em sua página. Uma obra de Josmar Divino Ferreira e Antônio Cesar Caldas Pinheiro, publicada em 2009, traz alguns documentos que trazem outros vestígios sobre a origem de Itumbiara.

O primeiro documento oficial sobre a existência de Santa Rita do Paranaíba, trata da arrematação do Porto que pertencia ao Império. O Porto foi instalado na estrada nova de Uberaba-MG por um particular chamado Candido Rodrigues de Paiva. No local eram cobrados tributos pela travessia de animais e mercadorias.
Balsa no Porto de Santa Rita do Paranaíba
 
A Igreja de Santa Rita do Paranaíba foi o primeiro prédio instalado no povoado em 1842.
a obra que deu inicio a Santa Rita do Paranaíba foi a capela de Santa Rita dos Impossíveis. João Rodrigues fez um voto que se o irmão Antônio Rodrigues fosse curado de um mal, seria erguida um capela no Povoado. Então em 1842 começou o povoado de Santa Rita do Paranaíba com a construção da Igreja - que completa 162 anos. É a construção mais antiga de Itumbiara.
Fonte: (FEREIRA e PINHEIRO, 2009)
Igreja de Santa Rita de Cássia
a obra que deu inicio a Santa Rita do Paranaíba foi a capela de Santa Rita dos Impossíveis. João Rodrigues fez um voto que se o irmão Antônio Rodrigues fosse curado de um mal, seria erguida um capela no Povoado. Então em 1842 começou o povoado de Santa Rita do Paranaíba com a construção da Igreja - que completa 162 anos. É a construção mais antiga de Itumbiara.
Fonte: (FERREIRA e PINHEIRO, 2009)

O DOADOR DA TERRAS
Em 1842, Joaquim Bernardes da Costa doou parte de suas terras para o patrimônio de Santa Rita do Paranaíba, que limitava com o patrimônio do Porto, o Ribeirão Água Suja e a estrada de Cachoeira e por outro lado com o Trindade. Até hoje para ser foro pelo patrimônio da Santa em algumas partes da cidade de Itumbiara.




Joaquim Guardiano da Costa
 
A PRESENÇA DO GOVERNO DE GOIÁS
A primeira obra do governo de Goiás em Itumbiara. Ainda no Império, depois da construção do Porto e da Igreja de Santa Rita do Paranaíba, o Estado implantou a Recebedoria no Porto em 1854. O Porto foi arrematado primeiro em 1835, depois em... 1842 e em 185o por particulares. O Estado chegou em Itumbiara em 1854 para assumir a fiscalização do Porto e começou a arrecadar impostos através desta Estação Fiscal. A primeira noticia da existência do Porto é de 1832, quando João Crisóstomo passou por lá em direção a Quirinópolis. A lei que passou a fiscalização do Porto para o Estado de Goiás foi aprovada em 13 de novembro de 1854.
A Estação Fiscal de Santa Rita do Paranaíba - 1854
 
A OBRA NO TRINDADE
O então governador da Provincia em 20 de janeiro de 1881 passou por Santa Rita do Paranaíba e molhou seus pés na travessia do Trindade, que impedia a passagem das pessoas por quase 15 dias por ano no período chuvoso. Foi ele que mandou construir a primeira obra do governo goiano em Santa Rita do Paranaíba, que foi uma ponte no Ribeirão Trindade. Vindo de São Paulo, Antônio Joaquim Leite de Moraes foi nomeado presidente da província naquele ano (1881).
 
Ponte no Ribeirão Trindade
 
 
 
A ESTRADA DO SUL - Uberaba - Santa Rita do Paranaíba - Morrinhos
O orçamento para construção da estrada do Sul - Uberaba-MG - Itumbiara, ficou pronto em 1859 e começou a ser pensada em 1854 já que por aqui existia algumas picadas com terrenos irregulares, muitos atoleiros, travessias de córregos e rios no caminho. Ela foi concluída em 1869. Esta estrada depois dos melhoramentos, permitiu a chegada dos Correios em  Santa Rita do Paranaíba em 1875. As primeiras reformas foram feitas em 1869. Itumbiara já tinha o Porto, a Igreja, A Estação Fiscal, os Correios e a Estrada do Sul. Estava preparado para virar um município.
 

 
 
 
 
 


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