quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

JOVENS POLÍTICOS DE SANTA RITA DO PARANAÍBA E ITUMBIARA

HERMENEGILDO, RUY PEREIRA DE ALMEIDA, SIDNEY PEREIRA DE ALMEIDA E CARLOS MARQUZ FORAM JOVENS POLÍTICOS NA HISTÓRIA DE SANTA RITA DO PARANAÍBA


DISTRITO DE SANTA RITA DO PARANAÍBA


HERMENEGILDO LOPES DE MORAES


O caso mais bem sucedido de jovens políticos ainda no tempo de Santa Rita do Paranaíba é o do bacharel em direito, formado pela faculdade do Largo do São Francisco em São Paulo por volta de 1890 e que se tornou o primeiro deputado federal da região em 1894, com apenas vinte e quatro anos. Aos trinta e nove anos foi eleito governador do Estado de Goiás e não assumiu devido a um golpe político e aos quarenta e oito anos se tornou o primeiro senador nascido em Santa Rita do Paranaíba.
Morreu com apenas cinquenta e cinco anos e não teve filhos.


VILA DE SANTA RITA DO PARANAÍBA


CARLOS MARQUEZ


Assim que se tornou município independente de Morrinhos, Santa Rita do Paranaíba teve o jovem intendente Carlos Marquez, da família mais rica da região no século XI. Nascido em 08/05/1889, tornou-se Intendente por volta de 1914 com cerca de vinte e cinco anos. Morreu em 16/01/1972,  com oitenta e dois anos de idade.


SIDNEY PEREIRA DE ALMEIDA


O coronel Sidney Pereira de Almeida, nascido em 03 de agosto de 1884, também ocupou o cargo de intendente, denominação que valeu até 1930 para o chefe do poder executivo municipal com idade  de cerca de vinte e oito anos, mas teve apenas atuação local até por volta de 1934, quando atingiu cinquenta anos. Foi ainda presidente do Conselho Municipal, que equivale a Câmara de Vereadores nos dias atuais. Faleceu em 06/01/1977 com mais de 92 anos.


RUY PEREIRA DE ALMEIDA
Outro intendente que assumiu ainda jovem o governo municipal de Santa Rita do Paranaíba, foi o filho do coronel Sidney Pereira de Almeida, que nasceu em 06/11/1897 e morreu ainda jovem em 17/01/1925. Casos os documentos comprovem que assumiu a Intendência em 1922, teria chegado a chefia do governo municipal com vinte e quatro anos.




 




Luiz Barreto Correia de Menezes Júnior
Nasceu em Mococa-SP em 1894 e foi assassinado com 39 anos de idade em 22 de outubro de 1933. Filho de Luiz Barreto Correia de Menezes e Maria da Glória Menezes. Formado em Engenharia pela Universidade de Columbia-EUA. Mudou-se para Santa Rita do Paranahyba em 1920, casando-se com Maria de Deus Tavares Correia de Menezes, tendo dois filhos: Luiz e Thais. Fundou o Partido Reação Democrata, aliado dos lideres caiadistas Eugênio Jardim e Antônio Ramos Caiado. Foi aliado do cel. Sidney Pereira de Almeida até 1925, quando rompeu politicamente. Foi presidente do Conselho Municipal de Intendência, elegendo o médico Dr. Tomaz Duarte como Intendente em 1927.





Após a proclamação da República, as Câmaras Municipais são dissolvidas e os presidentes dos Estados são competentes para nomear os Conselhos Municipais de Intendência, que assumem os antigos Poderes das Câmaras Municipais. Esses Conselhos Municipais assumem as funções do Poder Executivo.

Até 1905, o Intendente, chefe do Poder Executivo, em alguns casos coincide com o presidente do Conselho de Intendência, sendo portanto chefe dos dois Poderes. Assim, o Intendente é escolhido pelos seus pares e nomeado pelo presidente do Estado.

Após 1905, é criado o Intendente Geral, nomeado pelo presidente do Estado, enquanto os membros do Conselho Municipal eram escolhidos pelo povo. A partir desse período, que vai até 1930, os dois Poderes estão separados, Executivo e Legislativo.

 
[...] prefeitura é a sede do Poder executivo do município. Esta é comandada por um prefeito e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente fica o gabinete do prefeito.Tal sistema permanece até 1930, quando, com a Revolução de 1930 e o início da Era Vargas, cria-se a a figura do prefeito e institui-se a "prefeitura", à qual, como acontecia anteriormente com a intendência municipal, continuam a ser atribuídas as funções executivas do município. O prefeito, a partir da Constituição de 1934, passa a ser escolhido pelo povo, mas, durante os vários períodos ditatoriais da história do Brasil, por vezes o cargo voltou a ser preenchido por apontamento dos governos federal ou estadual.

ITUMBIARA (APOS 1943)




Depois da Primeira República e do período de interventores (1930/1947), os prefeitos eleitos sempre tiveram idades avançadas. João Rocha assumiu com 39 anos, Arédio Borges Guimaraes com 51 anos, mesma idade de Floriano de Carvalho.


No década de 1960, Ataíde Rodrigues Borges assumiu com trinta e dois anos,  Sebastião Xavier Junior com quarenta anos, mesma idade de Modesto de Carvalho quando foi prefeito,












Nenhum comentário:

Postar um comentário