segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

ITUMBIARA GANHA UM "LUAU" QUE VIRA REFERÊNCIA NEGATIVA NAS MADRUGADAS

PELO MENOS SEIS JOVENS QUE FAZIAM USO DE BEBIDAS ALCÓOLICAS FORAM ENTREGUES AO CONSELHO TUTELAR DO MUNICÍPIO NA MADRUGADA DE SÁBADO

Luau de Itumbiara - via de acesso ao ETE e novo Clube Recreativo
 
 
Em 2011 o Município de Itumbiara em parceria com a Saneago construíu uma via pavimentada de 2,6 km paralela a pista do Aeroporto Municipal para dar acesso a Estação de Tratamento de Esgoto. Dois anos depois, a via que foi projetada com árvores frutíferas em suas margens, virou um local de festas ao ar livre com muitas bebidas nas madrugadas de Itumbiara.
Na semana de Natal houve fuga de suspeito após ser perseguido pela PM e na madrugada  de sábado, pelo menos seis menores foram conduzidas ao Conselho Tutelar do Município por estarem fazendo uso de bebidas alcóolicas.
O local preferido dos jovens fica a cerca de 1 km da Avenida Furnas, na curva onde a via dá acesso ao novo Clube Recreativo. Constantemente a Polícia Militar tem registrado ocorrências no novo espaço de Itumbiara.
 

Entrada da ETE de Itumbiara
Inicio da Via da ETE - junto ao IF goiano
Mudas de árvores frutíferas - Estrada da ETE
 
 


luau é um termo que importamos pronto no século 20 do havaiano lu’au por intermédio do inglês, idioma em que ele foi registrado pela primeira vez em meados do século 19.
E qual é o sentido do havaiano lu’au? O primeiro deles, que não chegou até nós, é o de um prato típico feito com brotos de taro (um tipo de taioba), frango ou polvo cozidos em leite de coco.
A segunda acepção de lu’au surgiu por extensão de sentido: as festas ao ar livre, em geral na praia, em que era servido esse prato acabaram por ganhar o mesmo nome. Foi essa, como se sabe, a acepção que importamos.

Um comentário:

  1. Isso acontece todos os finais de semana em frente a ULBRA. Junta um monte de gente, bebendo, som extremamente alto que dura até altas horas da madrugada, de vez enquando, amanhece o dia! Ligar para a Polícia não adianta, pois eles chegam lá, conversam com alguns e nada se resolve, pois quando a polícia vai embora voltam a fazer a mesma zona! Precisa punir esse tipo de cidadão com medidas sócio-educativas e fiscalizar com maior vigor essas lojas que instalam e vendem aparelhos de som, pois 90% dos equipamentos instalados em Itumbiara são trazidos do Paraguai, sem nenhum tipo de fiscalização ou mesmo recolhendo impostos! Eu instalava e sei do que falo!

    ResponderExcluir