domingo, 4 de julho de 2021

OS NÚMEROS E O CAMINHO DA VACINA CONTRA COVID-19 EM ITUMBIARA - DO PNI AO BRAÇO

 COMPARAÇÃO DE DADOS EM PAINÉIS DO MUNICÍPIO, DO ESTADO DE GOIÁS E DO MINISTÉRIO DA SAÚDE


              Gráfico da população estimada e de aplicação de primeiras e segundas doses (ou única)


Itumbiara na aplicação de vacinas contra a Covid-19 no estado de Goiás está na posição intermediária entre os que aplicaram a primeira doses em índice superior a 30% e menor do que 40%. Os grupos mais avançados situam entre 40% e 50% e pelo menos 26 município superaram 50% de aplicação em primeira dose. Em relação a imunização completa com dose única ou duas doses, Itumbiara aproxima-se de 15% da população total.

Os números nos portais do município, do estado de Goiás e do Ministério da Saúde são diferentes em  relação a distribuição e aplicação da vacina,  porque o município depois de aplicar as doses é que faz a inclusão dos dados e sempre os dados incluídos são menores do que os dados de vacinas aplicadas.

Quando se pesquisa o número de vacinas distribuídas com base em dados do Ministério da Saúde e do estado de Goiás,  há uma diferença de mais de 4 mil doses, que pode ser um erro em relação a distribuição da vacina Coronavac, que nos dados do painel Localiza SUS foram distribuídas 30.750 doses e aplicadas 23.383 doses e não há informações sobre estoques desta marca de vacina. Nas demais os dados são semelhantes. O município não divulga o número de doses recebidas por marca e para aplicação de primeiras e segundas doses.

No processo de vacinação iniciado em 20 de janeiro, o município faz a programação em até 24 horas em suas redes sociais na internet e a última convocação foi para aplicação de primeira dose na segunda-feira (5) por faixa etária de 45 anos. Pelos dados da última remessa no Localiza-SUS do Ministério da Saúde, foram enviadas na última remessa 4886  doses e pela atualização no painel do estado de Goiás foram 7.316. Como o município não divulga as doses recebidas e também como serão aplicadas, não se sabe como serão utilizadas nesta semana.

Desde a semana passada, o município tem utilizado para aplicação a proporção de 90% por faixa etária e 10% por grupos escolhidos de forma discricionária pela Secretaria de Saúde. Não se tem informações da quantidade que serão aplicadas por faixa etária e nem que grupos serão escolhidos. Segundo informações de grupos atendidos na semana anterior, foram aplicadas primeiras doses em trabalhadores da imprensa e dos correios. Pelos dados disponíveis do painel estadual e do Localiza-SUS, esta semana deverá bater o recorde de vacinação entre primeira e segundas doses, já que existem a disponibilidade de mais de 5 mil doses e o último recorde foi de 4300 vacinas aplicadas em uma semana.

                    Quadro com vacinas distribuídas e aplicadas


No quadro geral, o município chegou a 370 óbitos no boletim estadual e 364 no municipal. Os números da aplicação por idade são do boletim estadual.


                     Quadro geral da Pandemia em Itumbiara - população, vacinas, contágios e óbitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário