sábado, 5 de janeiro de 2019

O PROJETO DO SANTUÁRIO DE SANTA LUZIA NO SARANDI, UMA DÉCADA DEPOIS

MUNICÍPIO FEZ DOAÇÃO DE ÁREA NO POVOADO DE SARANDI PARA DIOCESE CRIAR SANTUÁRIO
    Terreno no Povoado de Sarandi para edificação de santuário


Para compensar o indesejável presídio no povoado do Sarandi, quando eleito prefeito de Itumbiara, Zé Gomes da Rocha colocou a localidade como prioritária em obras de seu governo e até levou o governador e a primeira dama do estado Valéria Perillo para visitar a centenária gameleira na entrada da pequena povoação as margens da BR 452 em outubro de 2005. Até a primeira indústria que se instalou em seu governo, a Central Norte de Mudas - Plantar, foi para a região.
Homens e máquinas mudaram o cenário local, que recebeu pavimentação, água tratada, esgotamento sanitário e quatro dezenas de novas habitações. Mas três projetos de Zé Gomes não foram concretizados na pequena Sarandi. O primeiro seria a Clinica Popular doutor Marculino e o segundo, o Colégio Municipal Antônio Carlos Faria que substituiria a escola desativada Rogério Mendonça. Para o principal e mais sonhado, que não podia ser feito pelo município,  o governo fez a infraestrutura com o asfalto até a chegada no cume do morro e reservou a área junto a cruz, ocasião em que convidou o então bispo Dom Antônio Lino para receber a doação e planejar a construção do Santuário de Santa Luzia, que ali seria erguido pela Diocese de Itumbiara.
Zé Gomes que era devoto da santa, imaginou que após construída a Igreja, milhares de peregrinos das cidades vizinhas iriam se dirigir ao Santuário em dezembro para cumprir promessas. Dez anos depois, tanto Zé Gomes como o então bispo diocesano Dom Antônio Lino faleceram e restou a área reservada para um dia realizar o projeto sonhado pelo então prefeito. Ainda estão disponíveis também as áreas para a Clinica Popular e a nova escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário