COM EXPECTATIVAS DIFERENTES, DEPOIS DAS LIMITAÇÕES DE 2021, PRÓXIMO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO GERA EXPECTATIVA DE NOVOS PLANOS DE CARREIRAS E SALÁRIOS PARA O SERVIDOR E DE CORTES PARA MUNICÍPIO OBEDECER LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
Servidores do município em alongamento no Palácio 12 de outubro - foto DecomFUNDEB
O fundo de desenvolvimento do Ensino Básico tem despesas com profissionais do magistério e por ser o único que tem uma plano de carreira organizado desde 2010, é o mais representativo na folha dos servidores e tem impacto direto na folha de aposentados. Considerando a Receita Corrente Liquida de R$ 370 milhões, representaria 19,6% de comprometimento em relação a Lei de Responsabilidade Fiscal e chega a 38% quando somado com os valores do Poder Executivo.
SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde é o terceiro setor com maior gasto com pessoal e apenas parte é computado para efeito da Lei de Responsabilidade Fiscal, já que o gasto de R$ 26,8 milhões previstos para pagamento de profissionais contratados por credenciamento não é considerado. Mais de 80% do gasto em saúde é com vencimentos de pessoal. Com valor estimado de R$ 31,9 milhões em 2022, a área de saúde contribui com 8,5% no limite da LRF que somado aos gastos do Executivo e Fundeb, chega a a 46% de comprometimento para a RCL de R$ 370 milhões.
PREVIDÊNCIA PRÓPRIA
Até 2017, com pagamento de parcelamentos, os gastos com aposentados e pensionistas eram todos cobertos com recursos vinculados das contribuições sociais. Com antecipação do parcelamento, os recursos vinculados não foram mais suficientes e a parte que pode chegar a R$ 40 milhões em 2022, se não coberta com recursos de contribuições, são computados como gastos de pessoal, o que acrescenta pelo menos 10% no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal e chega a 56%, ou 2% a mais do que o limite máximo ou 4,7% do Limite Prudencial para que o município não tenha restrições em mexer em planos de cargos e carreiras que possam aumentar despesas. Na situação atual, não poderia. Uma das soluções estudadas pelo município para reduzir este comprometimento seria de fazer a desagregação de massa, oposto a ação de 2014 que segregou dois fundo de previdência, um para servidores que entraram no município em período anterior e que tem deficit e outro previdenciário que já acumulou mais de R$ 50 milhões entre 2015 e 2020. Com a desagregação, parte dos valores que hoje são capitalizados entrariam como recursos vinculados no pagamento da folha de aposentados e pensionistas e reduziria o comprometimento.
OUTRAS ÁREAS
FUNSOL
FUNDIP, HABITAÇÃO, AMMAI, PROCON, SMTE
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