quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

AÇÃO SOLIDÁRIA COM ANIMAIS DE RUA EM ITUMBIARA É DESTAQUE NO BRASIL

ABRIGO CUSTEADO POR VOLUNTÁRIOS CUIDA DE MAIS DE CEM ANIMAIS EM ITUMBIARA
 Meire Freire - Presidente da AMPARU - Itumbiara com os caçadores de bons exemplos no Brasil - Iara e Eduardo Xavier - Divinópolis -MG
Fonte: G1.globo.com 
Uma história fantástica. Um belo dia, um casal apaixonado acorda e decide largar tudo para correr atrás de um sonho. Sair pelo Brasil para se transformar em caçadores de bons exemplos.
Um casal como tantos. Tranquilo, pacato. Sem a menor vontade de deixar o interior. “Nunca fizemos uma viagem de aventura nem nada”, disse Iara Xavier, administradora de empresas.
Por isso foi um espanto quando eles decidiram jogar tudo para o ar e cair na estrada.
Providências? Pedir demissão. Vender a casa própria. E só.
Fantástico: Imagino que pelo menos as pessoas menos próximas tenham chamado vocês de doidos, não?
Iara Xavier: Não. Até as próximas. Até as próximas.
Em janeiro de 2011 saíram de Divinópolis, no interior de Minas, com um único objetivo: caçar bons exemplos pelo país afora.
“A gente resolveu tirar essa carcaça do materialismo e viver e conviver com essas pessoas que pararam de olhar para o próprio umbigo e pensam no coletivo”, afirmou Iara.
Os caçadores de bons exemplos queriam entender a cabeça de quem faz o bem.
“Por que elas fizeram isso? Como elas fazem? Qual que é a satisfação delas?”, explicou Iara.
Sem interesse político, sem motivação religiosa e sem patrocínio. Pedir, eles pediram. Mas ninguém deu.
“Ah, recebemos um não? OK. Mas nós temos o nosso sim, que é a nossa vontade. Então vamos para a estrada”, lembrou Iara.
Nos últimos 32 meses, enfrentaram lama, pó, buracos e piadas pelo caminho.
“Que é isso. Você aguenta essa mulher 24 horas dentro do carro?”, disse Eduardo Xavier, administrador de empresas.
Com o dinheiro da casa vendida já percorreram, até agora, 160 mil quilômetros. E catalogaram mais de 1000 projetos de solidariedade, em 18 estados diferentes.
“Pra entender esse amor ao próximo que a gente foi para a estrada”, contou Iara.
O método para descobrir um bom exemplo não podia ser mais simples. “A gente chega na cidade e vai para as ruas. É o primeiro passo. E nas ruas a gente vai abordando as pessoas e perguntando”, explicou Iara.
E foi assim que eles conheceram o projeto Quatro Patas - Ong AMPARU em Itumbiara - veja o que disseram os caçadores de bons exemplos sobre o projeto que acolhe e trata mais de cem animais em situação de rua na cidade de Itumbiara:
Ação: Quatro Patas
Objetivo: Acolher e cuidar de animais abandonados
Cidade: Itumbiara – GO
Como ajudar: (64) 9208.9422
Algumas pessoas questionam sobre quem cuida de animais abandonados e não de crianças, jovens ou idosos abandonados. Acreditamos que todos tem um dom neste mundo e percebemos que todas estas pessoas, amam tanto animais como também amam crianças, jovens e idosos, apenas se dedicam mais aos animais.
Conhecemos Meire, mãe de 2 filhos, que trabalha e cuida de 50 cachorros abandonados em uma chácara e 11 em sua própria casa. Ouvimos as lindas histórias de amor incondicional, por ela relatadas. Apesar de não ser ONG, ela dedica tempo e todo seu salário para ajudar estes animais abandonados.
Em um sítio alugado ela se reveza entre trabalho, afazeres do lar e manutenção do sítio. Tudo isso diariamente e sem ajuda de governo ou outras instituições. A única ajuda é de alguns amigos que doam ração, material de limpeza, de patê, ração para adulto e filhote, seringa, gazes, esparadrapos, soro fisiológico, materiais para limpeza e vasilhas para água e ração.
Tudo começou com sua experiência pessoal desde criança em cuidar de animais abandonados.
Mas devemos também citar a atuação de um grupo de amigos que junto com ela se uniram para criar o Canil São Lázaro a fim de proteger os animais que sofrem maus tratos.
O grupo de voluntários tem apoio de médicos veterinários que ajudam na manutenção do canil. No trato com os animais, tentam envolver o máximo a comunidade e por isso, traz em seu bojo uma proposta educativa.
O benefício mais importante que o canil São Lázaro proporciona não seria o cuidado com os cães. Mas por se tratar de um grupo de iniciativa da sociedade civil, a gradual tomada de consciência que o cuidado com os animais não deve ser responsabilidade apenas dos órgãos públicos, mas diretamente de toda comunidade, independente de suas diferenças.
Existe uma parceria com o Billy Pet Shop, do lado da praça São Sebastião, em Itumbiara-GO, aonde recebem as doações pois na casa de Meire não tem como receber.
Saiba mais e como ajudar:
Projeto 4 patas
(64) 9208.9422 Meire de Souza freire
https://www.facebook.com/pages/Projeto-Quatro-Patas-Canil-São-Lázaro-Itumbiara/586298554747169
princesa1838@hotmail.com
Postado por Caçadores de Bons Exemplos em... A vida é uma viagem in FAZENDO A DIFERENÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário