terça-feira, 14 de março de 2023

COM 7 JOGADORES DE ITUMBIARA NO TIME, GIGANTE GANHA SELETIVO DE 1987 E DISPUTA COPA UNIÃO NO MÓDULO AZUL

 

                                  Jogador Paulo César do Itumbiara

ANO 1987 - 17ª Participação na Primeira Divisão

Presidente: 

Técnico: Mosair Barbosa

Time base: Edilson, Robô, Hermínio,  Maninho ( Ailton Sousa) e Pedrinho (Djalma Lima). Odair Tito, Luiz Renato e Ailton Lira  (Amarildo). Paulo César, Aloísio (Rônis) e Marciel (Jorge).


A década de 1980 marcou a formação do Itumbiara com muitos  jogadores da cidade e participação constante de campeonatos brasileiros. Entre 1979 e 1987, o time do Gigante do Vale só ficou fora das edições de 1982 e 1985. Disputou o Brasileiro da primeira divisão em 1979, a taça de prata em 1980 e 1983, a taça de bronze em 1981, a taça CBF em 1984, o torneio paralelo em 1986 e o módulo azul da copa União de 1987. Sempre entre os melhores colocados do campeonato goiano, sempre tinha uma vaga garantida. Em 1987, vingou o Vila Nova que havia tirado o gigante do brasileiro com um gol polêmico no final do jogo e ficou com a vaga do brasileiro após vencer o torneio seletivo que teve ainda Goiânia, Anápolis e Anapolina. A vaga na primeira divisão do Brasileiro foi do Goiás, campeão em 87 e a segunda vaga no módulo amarelo foi para o vice Atlético. Com o titulo do seletivo, Itumbiara disputou o módulo azul.

Jogadores de Itumbiara

Depois de revelar o meia Péricles em 1982, o time base de 1987 tinha 6 jogadores nos jogos decisivos que determinou os titulos do primeiro e segundo turnos, ganhos pelo Goiás. Na vitória do Goiás por 2 a 0 no Serra Dourada que definiu o campeonato a favor do Goiás, o Itumbiara colocou em campo os jogadores da cidade Edilson Barriga, Maninho,  Odair Tito, Luiz Renato, Amarildo, Paulo César e Marciel. O comando técnico era do treinador Mosair Barbosa e o camisa 10, o craque do time Ailton Lira. Robô, Hermínio e  Pedrinho completava a defesa. Aloísio era o centroavante. Amarildo e Djalma Lima entraram no segundo tempo. O atacante Paulo César foi o artilheiro do campeonato no primeiro turno com 6 gols, mas no segundo turno foi ultrapassado pelo ex-artilheiro do time Waldir Dias que defendia o Anápolis na temporada de 1987 e por Ivo da Anapolina, que foi o artilheiro do campeonato.



Na Copa União, o time contou com mais jogadores da cidade

Na Copa União, o time chegou a contar  com 7 jogadores da cidade, como na derrota para o Uberaba, quando entrou em campo com o lateral Ailton Sousa, o zagueiro Maninho, o volante Orlando, os meias Luiz Renato, Marciel e Amarildo e o atacante Paulo César. O time tinha ainda no gol Karmino Colombini, o zagueiro Hermínio, o lateral Pedrinho e os atacantes Augusto Júnior e Henrique.

Jogos na temporada



Nenhum comentário:

Postar um comentário