Centro Municipal de Integração Integral José Gomes Pereira
O município de Itumbiara lançou nesta sexta-feira (25) a oferta de 100% das vagas para educação básica até a quinta série do ensino fundamental e segundo a secretária municipal de educação Silvana Fernandes Matos Macedo, 80% dos alunos efetuaram a matrícula em ensino de tempo integral. Até o ano de 2022, 5460 alunos estavam matriculados em escolas de tempo integral ou 50,15%. Outros 5.492 alunos estavam em tempo parcial na educação infantil e ensino fundamental. O estado de Goiás também recebe alunos no ensino fundamental e contava com 3084 alunos. Ainda segunda a secretária municipal, a opção da oferta de 100% de vagas da pré-escola aos anos iniciais do ensino fundamental surgiu para atender os pais que procuravam o município para matricular em tempo integral e não haviam vagas. Em 2023, foram realizadas 12.644 matrículas, informou a secretária em programa semanal na rádio Difusora.
Como vai funcionar
1 - As escolas de tempo integral Juca Andrade e José Gomes Pereira mudam para Centros Municipais de Tempo Integral. A primeira vai receber alunos do pré I e II e primeiro ano do ensino fundamental. O Centro Municipal José Gomes Pereira irá receber alunos do segundo ao quinto ano - anos iniciais do ensino fundamental. O município vai atuar nos anos finais nas séries sexta e sétima e repassou para o governo estadual alunos da oitava e nova série. Não há mudanças nos anos finais.
2 - A escolha do tempo integral é opcional para os pais no ato da matrícula na zona urbana. Os alunos da zona rural já estudam em tempo integral na Escola Municipal localizada no povoado de Meia Ponte e na escola Modelo e Amadeu Pedro em Itumbiara.
3 - Como vai funcionar a oferta de vagas em tempo integral
Os alunos fazem as matrículas nas escolas de ensino regular, onde cumprem a jornada de ensino normal. Em outro turno são realizadas oficinas nos centros municipais de tempo integral, onde recebem café da manhã, lanche e almoço e tem oficinas que complementam a carga horária de 10 horas por dia.
4 - O município está realizando licitação para contratação pública para atender 17 rotas. Os alunos serão transportados de suas escolas onde cumprem a jornada regular para os Centros Municipais de Tempo Integral no intervalo do almoço.
Escolas de tempo integral no Brasil
Censo Escolar 2022
Segundo o último censo escolar do ano de 2022, divulgado pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o município de Itumbiara fechou no ano passado com 11.788 alunos matriculados no ensino regular, sendo 11.036 na zona urbana e 180 na zona rural. Outros 572 foram matriculados na educação especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário