sexta-feira, 24 de agosto de 2018

ZÉ GOMES DA ROCHA - O PREFEITO NOS VENTOS DO CENTENÁRIO DE ITUMBIARA

1 - O MILAGRE DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA


  Vista aérea de Itumbiara - foto Aero Cam
No próximo dia 28 de agosto,  marca o segundo ano de falecimento de Zé Gomes da Rocha, ex-vereador, deputado estadual e federal por Goiás e ex-prefeito de Itumbiara. Após o convívio por mais de sete anos, principalmente em seu governo no município de Itumbiara, irei registrar os marcos importantes de sua passagem pelos Palácios Castelo Branco e Doze de Outubro.
Inicialmente, o projeto seria escrever sobre sua vida política a partir de 1976, como vereador, mas como o trabalho fica mais fácil no período de convivência entre o final de 2004 e sua morte em 2016, delimitei o assunto que pretendo transformar em livro neste período.
Já foi pensado alguns títulos provisórios, como "Zé Gomes da Rocha, o Legado" e agora com este novo projeto, começo a obra com outro, que marca sua passagem em torno da celebração do centenário de emancipação política do município, comemorado no ano de 2009.

Até o ano de 2004, a questão da iluminação pública era uma das principais deficiências do serviço público no município, com inúmeras reclamações, já que não era possível investimentos e manutenção com qualidade, apesar de desde o ano 2002 ser possível a instituição da COSIP - Contribuição de Iluminação Pública para custear o serviço de competência do município.
Ainda em 2004, no mês de outubro, quando da saída do prefeito Luiz Moura, o então prefeito eleito para o período de 2005 a 2008, Zé Gomes da Rocha já articulava com a Câmara de Vereadores para a instituição da COSIP, que foi aprovada ainda no final de 2004, em um formato que não preenchia os requisitos legais, já que tinha valores fixos. Já no início de 2005, a Lei sofreu transformações e foi adequada. Questionada a constitucionalidade, não prosperou a ação e se manteve vigente, apesar de não ser utilizada nos primeiros quatro anos de gestão.
Para possibilitar a troca de onze mil pontos de energia no parque de iluminação, foram trocadas as lâmpadas antigas de vapor de mercúrio por vapor de sódio, assim como todos os braços e os postes de madeiras e ampliados mais de dois mil pontos, sem qualquer ônus para o contribuinte no período.
Procurou-se construir um projeto que também valorizava o patrimônio histórico do município, que é a Ponte Afonso Pena, que ganhou iluminação turística. Também ganhou iluminação especial a orla do Paranaíba e prédios públicos.
 O segredo do prefeito foi entrar com uma ação de cobrança na concessionária de energia elétrica no Estado, na qual saiu vencedor e com mais de R$ 24 milhões recebidos, possibilitou que o projeto da troca do parque de iluminação fosse trocado com sucesso.
A partir de 2009, com custo reduzido de manutenção e com a Lei adequada e constitucional, iniciou-se a cobrança, vigente até os dias atuais, que permite colocar a cidade entre as mais bem iluminadas do país. Esta foi uma das obras inauguradas no centenário no ano de 2009. O Prefeito marcaria a sua gestão com esta obra, que solucionou de vez o problema da iluminação pública em Itumbiara.

No próximo texto, vamos continuar abordando obras que marcaram a gestão e o centenário de emancipação de Itumbiara.

Um comentário: