terça-feira, 4 de setembro de 2018

CEM ANOS DEPOIS, ITUMBIARA CHEGA AO SENADO FEDERAL

NO DIA 04 DE SETEMBRO, ITUMBIARA ASSUME CADEIRA NO SENADO COM A MEDICA IONE GUIMARAES
   Foto: reprodução TV Anhanguera - campanha para prefeito em 2016

Nesta terça-feira, 04 de setembro de 2018, Itumbiara terá um representante nato em uma cadeira do Senado Federal, quando assume a medica Ione  Guimarães – PTB , que nas eleições de 2010, entrou como primeira suplente da senadora Lúcia Vânia - PSDB, vencedora do pleito naquele ano.
            O marco é centenário, pois repete o feito de 1918, ocasião em que Hermenegildo Lopes de Moraes, o filho, nascido em Santa Rita do Paranaíba em outubro de 1870, ocupou pela primeira vez o cargo, após eleição em 1917.
            O primeiro senador da centenária Santa Rita do Paranaíba, que se tornou Itumbiara em 1943, foi um advogado que cursou Direito na Faculdade do Largo do São Francisco em São Paulo e ocupou varias vezes o cargo de deputado federal entre 1894 e 1917, quando foi eleito senador da República, que na época tinha a sede no Rio de Janeiro. Hermenegildo, sobrinho de Dâmaso Marquez, filho de dona Francisca Carolina Marquez, cujo pai Manoel Marquez chegou na Freguesia de Santa Rita do Paranaíba por volta de 1850, chegou a ser eleito presidente do estado, figura que corresponde a governador, no ano de 1909, mas sofreu o golpe político do grupo Bulhões e Caiado, que empossaram o perdedor naquele ano.
            As articulações em 1917,  veio do presidente Wenceslau Brás Pereira Gomes, que repartiu o poder em Goiás entre os grupos republicanos de Hermenegildo Lopes e o Democrata dos Caiado, com uma cota de deputados estaduais, federais e senadores para cada grupo e assim pelo lado republicano, o Santarritense foi eleito para o senado federal.
            A senadora Ione Borges Ribeiro Guimarães, nascida em Itumbiara no dia 19 de julho de 1954 é médica cardiologista e tem família com tradição na política de Itumbiara, que desde a década de 1940 militam nas disputas eleitorais pela antiga UDN e que fez parte do grupo político do ex-prefeito Zé Gomes da Rocha, que fez as articulações em 2010, para que doutora Ione Borges fizesse parte da Coligação Goiás Quer Mais, na qual o PTB fazia parte.
            O ex-prefeito de Itumbiara, Zé Gomes da Rocha, vivia seu auge de popularidade no Estado de Goiás no ano de 2010, quando no ano anterior inaugurou mais de cem obras no município e tinha o sonho de no futuro ocupar a cadeira de vice governador, senador e até governador, para coroar por completo sua exitosa carreira política, iniciada em 1976 como vereador e que depois passou por deputado federal e estadual, além de prefeito eleito em 2004 e reeleito em 2008. Mas um empecilho por causa de uma ação quando ainda era deputado federal em 1996, por culpa de sua paixão pelo time da cidade, foi um impedimento para chegar ao posto mais alto da política goiana.
            Em um almoço no ano de 2010, na casa do então senador Marconi Perillo – PSDB, o deputado federal Jovair Arantes, juntamente com Zé Gomes nos momentos finais dos ajustes para formação da chapa que disputaria as eleições de 2010 no estado de Goiás, reivindicaram a vaga de vice-governador, mas como o DEM naquele ano, comandado por Caiado e com o prestígio do então candidato para a outra vaga do senado Demóstenes Torres tinham a preferência para preencher a vaga de vice, foi escolhido o atual governador Zé Eliton e então Itumbiara ficou de preencher a primeira suplência de Lúcia Vânia, e assim foi concretizado.
            A chapa do governador Marconi Perillo foi vencedora em 2010 e então Itumbiara passou a esperar este dia, em que a titular do cargo pudesse contemplar o município com a vaga histórica e cem anos depois este dia chegou.
            A senadora Ione Borges, é formada em medicina pela Faculdade de Barbacena em Minas Gerais com especialização em cardiologia, atua em Itumbiara por mais de trinta e nove anos. Casada há quarenta anos com Zezé Guimarães, tem três filhos médicos. Atuante na classe médica, já foi presidente da Associação Médica de Itumbiara e conselheira do CRM em Goiás. Na vida política, perdeu com Zé Gomes em 2000, quando fez parte da chapa do prefeito na disputa com Luiz Moura, razão pela qual o ex-prefeito tinha eterna gratidão com a senadora.
                        Quando Zé Gomes, enfim foi vitorioso na chapa vencedora em 2004 para realizar o sonho de ser prefeito, a senadora estava junto e ajudou nos primeiros anos de governo a organizar a saúde pública do município. Nunca dizia não ao prefeito e o Zé não precisava chama-la para qualquer missão, pois ela estava sempre pronta a lutar junto, por isso foi a escolhida para realizar o sonho de Itumbiara ter novamente um senador, cem anos depois. Era tão leal e presente, que estava ao lado direito de Zé Gomes quando de sua morte no fim de tarde de 28 de setembro de 2016 e acompanhou os seus últimos instantes de vida, fazendo o que amava, que era as disputas políticas. O sonho de Zé Gomes está completo e realizado, porque Itumbiara tem uma filha ilustre no Senado Federal.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário