segunda-feira, 22 de agosto de 2016

IGREJA DE SANTA RITA COMPLETOU 164 ANOS

CRIAÇÃO DA FREGUESIA OCORREU EM 22 DE AGOSTO DE 1852
    IGREJA DE SANTA RITA DE CÁSSIA - ITUMBIARA - VISTA RUA PADRE FÉLIX

A História de Itumbiara teve início com a criação da capela de Santa Rita de Cássia, que foi iniciada em 1842 e se tornou Freguesia em 22 de agosto de 1852.   Segundo relato do Cônego Théophilo José de Paiva, a origem da capela de Santa Rita de Cássia assim ocorreu:
"II - O motivo da denominação de Santa Rita dos Impossíveis de Santa Rita de Cássia e de Santa Rita do Paranahyba.
A cidade tem a denominação de Santa Rita dos Impossíveis, com que é co­nhecida Santa Rita de Cássia, ilustre heroína da Egreja Catholica porque pelo anno mais o menos de 1840 acchando-se gravemente enfermo Antônio Ro­drigues, seu irmão João Rodrigues fez uma promessa a Santa Rita de Cássia, a santa dos impossíveis, de fazer uma Cappela em invocação e rogo e promo­ver todos os meios para creaçao de uma Arraial, e sendo attendido seus votos cumpriu a promessa; pois julgava humanamente impossível a cura obtida. Daqui vem a denominação de Santa Rita dos Impossíveis, a Santa Rita de Cássia, e como em diversos estados do Brasil, há várias cidades com Esse nome para evitar a confusão, ficou diferenciada com o nome de Santa Rita do Paranahyba, pelo rio que banha com suas majestosas águas.
Levantada a idéia de se erigir uma cappella a Santa Rita dos Impossíveis por João Rodrigues, Esse achou logo pessoas que o coadjuvaram, entre ellas destacando-se Emanoel Garcia Velho e Joaquim José que fizeram a primeira Cappella, sendo que em 11 de janeiro de 1842 fora doado por Joaquim Ber­nardes da Costa o patrimônio de terras de água suja para a dita Capella que se pretendia levantar, como se vê pelo seguinte título de doação que passo a transcrever.
III - Título de doação do Patrimônio de Água Suja.

Digo, eu Joaquim Bernardes da Costa que, entre os bens de que sou senhor, e possuidor com livre e geral administração há bem assim huma sorte de terras de cultura e campos de criar da parte do Ribeirão Água Suja com a mata, em costada ao Rio Paranahyba, divisando com o patrimônio do Porto, e com a istrada que vae para a caxoeira e por esta fora até o ispigam de diviza com Adão Rodrigues e por esse abaixo até feixar o Paranahyba. Cujas sortes de terras acima dito sem constrangimentos de pessoa algua, dôo a Senhora Santa Rita para seu patrimônio segundo a Capella que se pretende levantar auxiliado pelos procuradores Adão Roiz João Roiz de Souza e André dos Santos Pimenta” (FERREIRA e PINHEIRO, 2009)


Oficialmente, o governo imperial criou a Freguesia de Santa Rita do Paranaíba em 22 de agosto de 1852, conforme relato do atual pároco José Luiz de Castro, doutor em História:
 "A freguesia20 foi uma forma de organização no período imperial, em que o imperador atribuía à Igreja cumprir inúmeras funções em nome do Estado. Relata o pe. José Luiz, em sua obra, que a mesma preenchia a falta de autoridades e jurisdições civis. Com a elevação de um arraial à freguesia, a Igreja era a construção que se desta­cava ao centro de uma quantidade pequena de casas, com umas poucas ruas e becos completando a paisagem. É importante observar que, ao alcançar o status de freguesia, o povoado já possuía uma significativa população.
E assim a Resolução nº 12, de 1849, do Presidente da Província de Goyaz, cria o distrito do Arraial da Paz de Santa Rita do Paranahyba, na Freguesia de Morrinhos, município de Santa Cruz.
Dessa forma, a freguesia era utilizada pelo Estado imperial para levar adiante projetos coloniais, como controle sobre os vadios, recenseamentos, cobrança de im­postos, recrutamento militar e incentivos a políticas como a miscigenação.
Nesse sentido, a primeira força que se manifesta no território onde será ins­talado o município de Itumbiara é a do Estado, que organiza o Porto para cobrança de impostos."

 veja como era chamadas organizadas as localidades no século XIX
. Villa – Era designação adotada administrativamente das sedes dos Municípios
. Arraiais – Não possuíam autonomia administrativa e não dispunham de Pároco, embora tivesse Capela.
. Freguesia – Menor célula instituída com o nome de um santo ou evento santificado. Esta designação caiu em desuso. Toda Freguesia tinha uma Igreja Matriz e o Pároco colocado (vinculado) ou encomendado.

2 comentários:

  1. Meus sonhos é ver a Igreja de Santa Rita de Cássia em Itumbiara Goiàs do ano 1959. A Igreja que eu mim Batizei. Sou Go

    ResponderExcluir