domingo, 19 de abril de 2020

REESTRUTURAÇÃO DA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR EM ITUMBIARA E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS


ANTES DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL NA SAÚDE, MUNICÍPIO DE ITUMBIARA VAI PASSAR POR REESTRUTURAÇÃO NA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR

 Leitos da Unidade Semi-intensiva do Hospital Municipal Modesto de Carvalho

O prefeito de Itumbiara,  Zé Antônio (Republicanos),  chegou a fazer um chamado para qualificação de OS – Organização Social, que deveria no futuro firmar contrato de gestão com o município para assumir as unidades UPA 24 horas e Hospital Municipal, mas o processo foi suspenso pela justiça. Antes desta mudança, o município deverá passar por uma reestruturação na área hospitalar pública, que deverá sofrer mudanças com a chegada do hospital regional, que atenderá SUS e prestará serviços como hospital geral no sul de Goiás, segundo informações do secretário de estado da saúde, Ismael Alexandrino.

O maior problema na área hospitalar do SUS em Itumbiara, é justamente a falta de leitos de UTI, que deverá ser resolvido com a a chegada do novo hospital. Até 2017, o município contava com este serviço, antes prestados pelo Hospital São Marcos até 2011 e depois da intervenção judicial, funcionou mediante Convênio com o estado de Goiás que custeava parte dos serviços até outubro de 2017, quando o serviço foi definitivamente rompido. Os serviços eram prestados por uma empresa privada de Goiânia, que locou parte do prédio do Hospital São Marcos.
Enquanto funcionou, o Hospital São Marcos, atendia um público na rede privada, que migrou para o novo hospital Unimed, inaugurado no início de 2012 e que no final de 2019 passou a contar com 10 leitos de UTI para atendimento privado. Após esta mudança,  ficou a lacuna dos serviços prestados pelo SUS na parte filantrópica do antigo São Marcos, até hoje não suprida com a falta de leitos de UTI pelo SUS. O problema será resolvido com implantação do Hospital Regional, que deverá funcionar no antigo prédio do Hospital São Marcos, que voltou a ser propriedade do Estado de Goiás e que já neste ano vai implantar um hospital de campanha contra a Covid-19 nos próximos dias.
Quando chegar o hospital regional, certamente o Hospital Municipal deverá perder participação nos recursos do SUS e deverá passar por mudanças e assumir de vez a sua vocação para materno-infantil. É uma discussão que precede a chegada de OS na gestão hospitalar no município.
Como funcionava o Hospital Municipal
O Hospital Municipal Modesto de Carvalho, inaugurado em 1979, oferece serviços de Clinica Médica, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria, Clinica Cirúrgica e Psiquiatria.  Segundo dados  do CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, tem 74 leitos, sendo 08 para cirurgia Geral e 33 para Clinica Geral. Como Unidades Cuidados Intermediários são 9, distribuídas 4 neonatal, 4 adultos e um para isolamento. Não possui leitos de UTI. Na área de obstetrícia clínica são 5 leitos e 10 para obstetrícia cirúrgica. Na pediatria clínica são oferecido 9 leitos e mais 9 leitos de psiquiatria. Uma das atuações importantes do Hospital é na atenção ao parto e    serviços de Pronto Atendimento de até média complexidade.
Segundo o balanço das despesas realizadas em 2019, o Hospital teve um custo de R$ 30,3 milhões, sendo que 80% destas despesas são com folha de servidores (R$ 13,2 milhões, fora encargos sociais) e R$ 11,7 milhões com contratos de pessoal, tanto pela CLT como de profissionais da área médica de de enfermagem via Pessoas Jurídicas. Para o consumo com medicamentos, alimentação, limpeza e outros gastos de custeio foram realizadas despesas de R$ 3,4 milhões.
MANUTENÇÃO DO HOSPITAL MUNICIPAL
Tipo valor
Vencimentos 13.236.851,96
Outros contratos pessoal 11.744.878,57
Indenizações 156.619,62
Diárias 208.476,81
Consumo 3.446.526,60
Serviços Pessoa Física 763,00
Outros serviços Pesso Juridica 1.522.781,00
total 30.316.897,58
O orçamento do município na gestão da UPA e do Hospital Municipal
Caso avançasse o processo, a estimativa do contrato com base em relatórios orçamentários e financeiros do Portal do Município, poderia chegar a R$ 130 milhões no próximo governo  para a gestão das duas unidades em quatro anos. Os dois serviços consomem um terço do                  orçamento geral da saúde, que teve despesas em 2019 na ordem de R$ 75 milhões.
UPA 24 Horas
Outra unidade que estaria no processo de mudança de gestão, teve despesas realizas, segundo o Balanço publicado pelo município no valor de R$ 2,2 milhões, sem contar os encargos sociais, que são contabilizados a parte.

MANUTENÇÃO DA UPA 24 HORAS
Tipo valor
Vencimentos 0,00
Outros contratos pessoal 1.980.398,05
Indenizações 0,00
Diárias 0,00
Consumo 243.384,75
Equipamentos e mat. Perman. 6.150,00
Outros serviços Pesso Juridica 68.487,20
total 2.298.420,00
ENCARGOS SOCIAIS DA ÁREA DE SAÚDE
PREVIDÊNCIA ENCARGOS
Tipo valor
Obrigações Patronais regime geral 2.088.980,54
Regime Próprio 2.558.432,09
TOTAL 4.647.412,63
Com base nestes dados do Balanço, estima-se que em 2020, as despesas com as duas unidades chegue a R$ 35 milhões, de um total de R$ 90 milhões que serão aplicados na saúde.
Caso seja firmado o contrato de gestão, que ocorre depois da qualificação,  deverão ser levados em conta o destino dos servidores efetivos, contratados e comissionados, que tem custo anual superior a R$ 26 milhões, sem encargos sociais e ainda o início do atendimento do Hospital Regional pelo Estado que deverá atuar como hospital geral e vai mexer na pactuação dos serviços prestados e nos recursos enviados pelo Ministério da Saúde para a gestão em Itumbiara. Os recursos do SUS repassados ao município como Média Complexidade - MAC, tem seu destino o pagamento de pessoas juridicas contratadas para prestarem serviços ao Hospital Municipal e parte para a UPA 24 horas, além de outras áreas que chegaram a R$ 28 milhões em 2019  Para investimentos foram destinados mais de R$ 3 milhões pelo Ministério d Saúde..

Um dos primeiros segmentos contrários a mudança na gestão foi a área médica que se manifestou por meio de sua associação. Hoje os profissionais da área médica e de enfermagem, na grande parte é contratada por meio de pessoa jurídica e não tem benefícios trabalhistas como férias e décimo terceiro. Mesmo assim, os profissionais médicos manifestaram contrário a gestão de O.S. Outro setor importante nas mudanças e que também não se manifestou, foi o Conselho Municipal de Saúde que conta com representantes dos usuários do SUS.
Conforme o balanço, estas despesas são contabilizadas no indice de pessoal, que no município já supera a 60% e precisa de medidas de correção. A contratação da OS poderia também influenciar neste indice, já que certamente não seria computados para efeito da Lei de Responsabilidade Fiscal e hoje representam 80% das despesas de saúde no município.

GASTOS DE OUTRAS ÁREAS NA SAÚDE
MANUTENÇÃO FUNDO MUNICIPAL SAÚDE
Tipo valor
Vencimentos 4.346.817,37
Outros contratos pessoal 7.801.020,15
Indenizações 245.393,98
Diárias 34.857,51
Consumo 650.562,04
Serviços Pessoa Física 256.593,35
Outros serviços Pesso Juridica 1.612.003,46
Sentenças 12.091,84
Passagens Locomoção 51.338,75
Sentenças judiciais 1.385.875,63
Equipamentos 11.499,90
total 16.408.053,98



MANUTENÇÃO DO CAIS
Tipo valor
Vencimentos 2.401.761,11
Outros contratos pessoal 2.779.519,53
Indenizações 0,00
Equipamentos mat. Perm. 215.214,00
Consumo 127.421,63
Serviços Pessoa Física 2.611,00
Outros serviços Pesso Juridica 0,00
total 5.526.527,27


SAMU
Tipo valor
Vencimentos 1.118.749,63
Outros contratos pessoal 1.788.567,96
Indenizações 23.557,52
Equipamentos mat. Perm. 428.000,00
Consumo 163.727,93
Serviços Pessoa Física 77.436,00
Outros serviços Pessoa Juridica 123.165,42
total 3.723.204,46
PROGRAMA SAÚDE FAMÍLIA PSF
Tipo valor
Vencimentos 0,00
Outros contratos pessoal 2.879.441,92
Indenizações 3.990,70
Equipamentos mat. Perm. 96.922,00
Consumo 269.371,39
Serviços Pessoa Física 235.777,64
Outros serviços Pesso Juridica 175.054,81
total 3.660.558,46

PAC AGENTES COMUNITÁRIOS SAÚDE
Tipo valor
Vencimentos 3.101.591,36
indenizações 13.708,06
TOTAL 3.115.299,42
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
Tipo valor
Vencimentos 1.026.435,74
Outros contratos pessoal 0,00
Indenizações 6.199,35
Equipamentos mat. Perm. 0,00
Consumo 61.617,82
Serviços Pessoa Física 53.402,15
Outros serviços Pesso Juridica 23.797,06
total 1.171.452,12

NABS
Tipo valor
Vencimentos 561.587,82
Outros contratos pessoal 719.213,89
Diárias 16.583,45
Equipamentos mat. Perm. 0,00
Consumo 48.659,69
Serviços Pessoa Física 2.750,00
Outros serviços Pesso Juridica 13.160,12
total 1.361.954,97
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Tipo valor
Vencimentos 471.504,92
Outros contratos pessoal 0,00
Indenizações 59.563,05
Equipamentos mat. Perm. 119.500,00
Consumo 8.543,71
Diárias 120,00
Outros serviços Pesso Juridica 3.080,00
total 662.311,68

OBRAS/INVESTIMENTOS
Tipo valor
Construção UBS 237.716,88
Equipamentos Hospital 184.410,00
TOTAL 422.126,88
OUTROS
NASF 206.683,82
ZOONOSES 226.879,85
LIXO HOSPITALAR 171.395,79
FARMÁCIA BÁSICA 625.366,56
CAPS 47.250,82
COMPLEXO REGULADOR 73.217,61
CEREST 57.576,06
AMORTIZAÇÃO DIVIDA 142.289,90
total 1.343.976,59

CONSELHO MUNICIPAL E MANUTENÇÃO UBS  
Tipo valor
CONSELHO 29.898,68
Manutenção UBS 49.460,50
TOTAL 79.359,18


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