MUNICÍPIO DE ITUMBIARA QUE JÁ CONTOU COM 40 CLUBES AMADORES, CONTA COM 26 NA COPA ITUMBIARA DE 2016
Depois de mais de duas décadas de competições, o futebol amador de Itumbiara vive a sua pior crise na história. Diminuíram o número de praças esportivas e o número de clubes cai a cada ano. Já foram 40 disputando a Copa Itumbiara, hoje são 26.
Com custo alto para manter equipes, dirigente vão abandonando o futebol e o caso mais recente é do Ninho, que dirige o Barcelona, o maior campeão amador da Copa Itumbiara em quatro edições. Diz Ninho que está difícil tocar o futebol amador, há poucos campos, poucos atletas disponíveis e a disputa por bons jogadores ficou desigual, pois alguns clubes pagam alto valores para atletas atuarem no amador de Itumbiara. O primeiro abandono e mais significativo, foi do Tiradentes, maior vencedor das competições da Liga Esportiva Itumbiarense, no final da década de 1970 e início de 1980. Alemão, que jogou profissional no Nacional, diz que abandonou as competições amadoras no início de 1980, quando algumas empresas começaram a pagar jogador para disputar competições e ficou difícil competir.
OS CAMPOS DE FUTEBOL
Além da dificuldade de montar equipes, as praças esportivas estão diminuindo. Nos últimos anos, três bons campos que foram palcos de grandes jogos do futebol amador em Itumbiara foram desativados ou estão em fase de paralisação, que foi o Estádio Paranaíba que sediou competições nas décadas de 1970, 1980 e 1990 e o Clube dos 50, com dois campos que estão em fase de desapropriação e venda. Com boas condições, sobraram apenas o Estádio Onofre Ferreira de Cubas, que é utilizado por todos os clubes e ainda o campo do Bairro Brasília, que é administrado por uma associação local. Em condições ruins são ofertados os campos do Jardim Liberdade e da Vila Vitória. Durante um espaço de tempo no ano, o Estádio JK e o CT Adalberto da Silva e Sousa fica disponibilizado para jogos amadores, mas em 2017 deve diminuir a oferta, pois o time profissional do Itumbiara vai ter calendário para todo o ano. Campos de empresas particulares como a AERCA e de cidades vizinhas como Araporã e Cachoeira Dourada são utilizados para complementar a oferta de campos. Os campos do Sarandi, que agora recebeu um vestiário e de Meia Ponte que foi construído há poucos anos, não são muitos utilizados nas competições locais. Há maiores incentivos para se jogar em Araporã ou Cachoeira Dourada do que nos distritos de Itumbiara. Além das equipes das três divisões, que nos últimos anos chegaram a 36 clubes e atualmente estão em 26, o calendário do uso dos campos também inclui 16 equipes de futebol veterano, que realizam competições o ano inteiro. Nesta competição também é utilizado um campo particular ao lado da estrada Sul Goiana, em condições ruins.
Tiradentes - o maior campeão amador de Itumbiara
FUTEBOL VETERANOS
Se nas categorias principais houve encolhimento, pela organização e credibilidade dos diretores da Associação de Futebol Veterano, os torneios cresceram e aumentaram também o número de atletas que disputam o ano inteiro. São mais de 400 atletas em 16 equipes. Os campos utilizados são os mesmos das competições organizadas pela Superintendência de Esportes no Município e também a Liga Esportiva Itumbiarense.
OS CUSTOS
Uma das causas do encolhimento de clubes é o alto custo para manter o futebol amador em Itumbiara. A última vez que houve distribuição de bolas e uniformes foi no ano de 2009 e o número de clube chegou a 40. O custo mais alto é com taxa de arbitragem, já que a Associação de árbitros local exigem a utilização de trios nas competições que são custeadas pelo clube. Como há gastos ainda com lavagem de uniformes, água, medicamentos, manter um time fica acima do valor do salário minimo mensal para todo equipe e a maioria dos dirigente, não tem boa remuneração para custear sozinho um time de futebol. Com custos altos, pequena oferta de campos e torneios pouco atrativos, o futebol amador de Itumbiara vai encolhendo.
POUCA TRADIÇÃO
Poucos clubes conseguem resistir ao tempo e se manter. A primeira Divisão organizada pela Liga Esportiva Itumbiara conta com doze clubes e apenas a metade participaram das últimas cinco competições. Alguns grandes equipes e que conquistaram títulos desistiram no caminho como Ulbra, Tricolor e agora o Barcelona. Outra chegaram com a troca de nomes como KBM que já foi Rio Negro e Ulbra e agora o Real Clube que pegou a vaga que um dia foi do Boca Juniors e Uni Cereais. Apenas Marolina, AECD de Cachoeira Dourada, Madeireira JR (Esporte Clube 50), Operário, EC Brasília e River Plate se mantém firmes para mais uma disputa. Nem sempre o acesso e o descenso é respeitado pelo desorganização das equipes. Neste ano por exemplo, o Meia Ponte que conquistou a segunda divisão em 2015 e tem campo próprio, não confirmou ainda a participação na primeira divisão, assim como o Barcelona que deve desativar o clube na primeira divisão e disputar apenas veteranos. Em vez de ter só dez equipes, como faz a FGF, Federação a qual a Liga Esportiva Itumbiarense é filiada, são convidadas equipes da segunda divisão.
POUCOS INCENTIVOS
A maioria dos torneios realizados na cidade, tem a frente a Liga Esportiva Itumbiarense que é dirigida por Antônio Narciso há mais de 8 anos e pela Superintendência de Esportes do Município, que tem Lidio Mendes no comando nos últimos doze anos. A fórmula foi sempre a mesma, os clubes entram com as despesas, o município com os campos e a Liga faz a organização. Sem patrocínios e outros atrativos que poderiam ser oferecidos pelo município, como o custeio das taxas de arbitragem e outros incentivos da FGF, o futebol amador de Itumbiara via diminuindo de tamanho.
Ronei Freitas da FGF, Antônio Narciso da LEI, Nilson Freire do Operário e Arnaldo Donizete da FGF
CLUBES ATUAIS DA LIGA ESPORTIVA ITUMBIARENSE
PRIMEIRA DIVISÃO
1 - KBM (Ex Ulbra)
2 - MAROLINA
3 - AECD
4 - MADEIREIRA JK (Ex Clube dos 50)
5 - OPERÁRIO
6 - EC BRASILIA
7 - AA BAIRRO BRASÍLIA
8 - RIVER PLATE
9 - REAL CLUBE (Ex Uni Cereais)
10 - BARCELONA (Não confirmado)
11 - MEIA PONTE
12 - VOLTA REDONDA
SEGUNDA DIVISÃO
1 - MILAN
2 - SANTOS DUMONT
3 - ACADEMIA ATLÉTICA
4 - SANTA INÊS
5 - BAURU
6 - SÃO CRISTÓVÃO (Paralisado)
7 - SARANDI
8 - DEMOCRATA
9 - ATLÉTICO PRIMAVERA
10 - REAL SPORT (Paralisado)
11 - DEKI DA PRAÇA
12 - CRB
TERCEIRA DIVISÃO
1 - ACADEMIA SANTÉ
2 - IUB
3 - ALMERINDONÓPOLIS
4 - UNIDOS DA SAÚDE
5 - MANCHESTER (Paralisado)
6 - MERCEARIA CRISTO REI
7 - AMÉRICA
8 - VILA BRANCA
9 - AGUA MINERAL PARANAÍBA
10 - TOTTENHAM
11 - ITC (Paralisado)
12 - VILA ALIANÇA (Paralisado)
13 - BARUC (novo)
14 - UNIÃO (novo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário