quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

ITUMBIARA É A CIDADE MAIS DESENVOLVIDA DE GOIÁS NO INDICE FIRJAN

O MUNICÍPIO ALCANÇOU O PRIMEIRO LUGAR EM GOIÁS NO ANO DE 2013 E TEM ALTO DESENVOLVIMENTO
  Investimento em educação coloca Itumbiara como cidade mais desenvolvidas de Goiás


O município de Itumbiara acaba de ser proclamado como o que tem maior desenvolvimento sócioeconômico com base em dados oficias do ano de 2013 e em uma escala de 0 a 1, está no grau de alto desenvolvimento com a indice de 0,8540 no geral.
A área com maior nota é a de Educação com 0,9165 e reflete os investimentos na área pelo município nos últimos dez anos que possibilitou aumento da oferta de matriculas na educação infantil, baixa evasão no ensino fundamental e crescimento acentuado do IDEB a cada ano.
Na avaliação de emprego e renda, a chegada de grandes indústrias como a Stemac e BP, entre outras, possibilitou o aumento na geração do emprego formal e crescimento da renda.  O indice também é de alto desenvolvimento com 0,8386.
Até na área de saúde, o município possui boa avaliação com base nos registros oficiais de pré-natal, baixo número de óbitos infantis por causas evitáveis e número de internações sensíveis a atenção básica. Uma das causas desta boa avaliação está na universalização dos serviços de saneamento básico nos últimos dez anos e melhoria da atenção básica com construção de cinco clinicas populares onde funcionam dez Unidades Básicas de Saúde.








Do método Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal varia de 0 a 1: quanto mais próximo de 1, melhor é o desenvolvimento da cidade.
A nota é calculada segundo a análise de três conjuntos de indicadores.
Em Emprego e Renda, o índice leva em conta o quanto a cidade gera de empregos formais, sua capacidade de absorver a mão de obra local, quanto de renda formal é gerada, os salários médios e a desigualdade social.
Já em Educação, a Firjan analisa o número de matrículas na educação infantil, a proporção de estudantes que abandonam o ensino fundamental, além da distorção idade-série, o número de professores com ensino superior, a média de aulas diárias e o resultado do Ideb no ensino fundamental.
O índice Saúde é calculado, por sua vez, com base no número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal definidas, óbitos infantis por causas evitáveis e número de internações sensíveis à atenção básica (ISAB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário